Assinatura RSS

As eleições e a revolução

Oi gente,

O clima aqui no Rio de Janeiro é de segundo turno e não vou deixar passar a oportunidade pra falar um pouco no assunto.

O mundo que eu quero está bem longe de existir, tem gente que chama de utopia, eu prefiro horizonte (embora em termos práticos dê no mesmo), eu não vou chegar lá, mas é uma direção pra onde caminhar. Não acredito que eu vá ver nada do que realmente quero pra sociedade, mas é a direção da luta pra um dia, quem sabe, a sociedade chegar mais perto.

armandinho-horizonte-utopia

Pois bem, as urnas não são o caminho para esse mundo, isso é bem claro para mim, se votar mudasse alguma coisa, seria proibido. Para o que eu quero só as ruas e a revolução, o voto não vai revolucionar nada, não vai mudar de verdade nada, mas ainda assim eu voto (ou voto quando acho que tenho alguma opção plausível). Mas por quê?

Não acredito que a revolução virá por meio do voto, mas acredito que algumas poucas reformas podem vir sim, principalmente quando falamos de legislativo (vereadores, deputados e senadores). Se tratando de executivo (prefeito, governador e presidente), não acredito que conseguem chegar ao poder sem se render ao sistema ou governar sem o apoio do legislativo, mas ainda assim acho que um presidente mais ou menos reacionário pode fazer alguma mínima diferença.

se-votar-mudasse-algo-seria-proibido

Nenhuma reforma vai mudar a sociedade nem alcançar o tal horizonte, mas nos últimos anos, por exemplo, vimos as vagas das universidades federais aumentarem e muita gente de família pobre entrando na universidade. No Rio de Janeiro, vimos uma piora considerável nos transportes (pra quem é daqui sabe que de repente a gente não conhece mais nenhuma linha de ônibus, que troncal é esse?), além do encarecimento absurdo da passagem de ônibus que já está quase nos quatro reais.

Então não acho de fato que votar nesse segundo turno vá fazer alguma diferença real aqui na minha cidade, mas dá pra esperar algumas pequenas mudanças que podem sim deixar a vida um pouco menos pior e talvez alguns passinhos mais perto do tal horizonte. Ou talvez eu seja só mais uma romântica.

Beijos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: