Assinatura RSS

Refletindo – consumo consciente

Oi gente,

Atualmente está na moda ser ecologicamente correto, né?

compras-sacolas-refletindo-consumismo-consumo-isso-aquilo-e-tal

E é impressionante a quantidade de empresas que vendem essa imagem ou buscam mostrar para os clientes como se preocupam com o planeta com campanhas de reutilização, reciclagem ou diminuição do uso da água, etc. As empresas podem mudar a forma de produzir, distribuir, a propaganda, mas uma coisa não mudam, elas continuam querendo te convencer a comprar seus produtos. Querem convencer que ele é único e necessário para que a gente compre cada vez mais.

Eu não sou do tipo ambientalista nem nada, só não sou muito consumista de forma geral e não gosto de ser feita de boba. Por isso sempre questiono bastante antes de comprar qualquer coisa e não me deixo levar por produtos milagrosos ou aqueles que são apenas uma frescura e que eu vivo muito bem sem, obrigada.

cotonete-haste-flexível-demaquilante-refletindo-consumismo-consumo-isso-aquilo-e-tal

Na época em que saí da casa dos meus pais meu orçamento deu uma apertada e, pra poder continuar viajando e não atrasar as contas, cortei praticamente todas as compras de maquiagem, roupas, sapatos, etc e foi aí que vi como eu realmente não preciso de nada. Quando dá vontade de comprar algo reflito bastante, ás vezes compro, muitas vezes não.

Outro dia, por exemplo, vi em um blog que lançariam um objeto novo para ajudar a passar delineador nos olhos, ele lembra uma paleta de violão, mas adere na pele. Entendo que muitas pessoas têm dificuldade de delinear os olhos, eu também tenho, mas será que pagar U$16,00 seria a solução para isso? Existem milhões de formas de facilitar o delineador com coisas que temos em casa (colher, esparadrapo, colocar um cartão…), não precisa de um novo produto, bastante caro, para isso. É sobre isso que falo quando digo me sentir enganada.

liner-designer-beauty-blender-refletindo-consumismo-consumo-isso-aquilo-e-tal

E no mundo da beleza é o que mais tem, produtos que prometem facilidades que não são tão reais assim. É cotonete que já vem com demaquilante, água termal pra se refrescar nos dias de calor com preços altíssimos, objeto para evitar de sujar a pálpebra com o rímel… Claro que cada um vai decidir onde gastar seu dinheiro e o que é ou não inútil para si mesmo, só acho que devemos refletir nesse enorme aumento do consumo e na venda de coisas que supostamente facilitam muito nossa vida, mas na verdade é apenas mais uma inutilidade inventada pra conseguir nosso dinheiro.

Para me acompanhar sigam meu Instagram e a página do Facebook. Para receber os posts no seu e-mail, basta seguir o blog.

Beijos

Deixe um comentário

