Assinatura RSS

25 dias na Bahia – Chapada Diamantina

Oi gente,

Dando continuidade à minha viagem, hoje vou contar sobre a Chapada Diamantina.

chapada-diamantina-vale-do-capão-pati-bahia-BA-viagem-camping-isso-aquilo-e-tal

Já contei sobre a ida, em que passei um dia em Vila Velha, aqui, e sobre Caraíva e meu reveillon aqui e aqui.

Saí de Caraíva dia 02 e fui para Porto Seguro pegar um ônibus de 12h até Salvador. Só tinha ônibus semi-leito, e comecei a viagem cerca de 18:30h. Na manhã do dia 03 cheguei em Salvador e de lá pegamos um carro até o Vale do Capão, a cidade que eu iria. Eu fui com uns amigos que decidiram alugar esse carro, se não eu teria que pegar um ônibus até Palmeiras e depois uma van até o Vale do Capão.

A estrada é longa e só cheguei ao Capão de noite. Lá encontrei com meu irmão e minha cunhada (as fotos são todas deles, eles trabalham com isso, aqui tem o portfólio) que estavam no camping Gorgulho (R$15,00 por noite por pessoa). Armei a barraca, comemos e saímos para dar uma volta na cidade. O Capão é um cidade bem pequena com pouquíssima infraestrutura. Não há bancos, posto de gasolina ou correios, por exemplo, mas tem mercado, farmácia, lojinhas de artesanato e bares. Tem uma praça principal que fica movimentada de noite principalmente pelos turistas.

Bom, a Chapada é um lugar de trilhas e cachoeiras então foi o que fizemos nos dias que ficamos por lá. No dia em que cheguei começou a chover e não parou mais. Como a Chapada estava enfrentando uma seca bem intensa e diversas cachoeiras estavam sem água, foi algo bastante bom. Mas claro que pegar trilha na chuva e tudo se tornar um lamaçal ou te impedir de entrar na cachoeira não é a melhor coisa.

chapada-diamantina-vale-do-capão-pati-bahia-BA-viagem-viajando-cachoeira-purificação-camping-isso-aquilo-e-tal

Além do Vale do Capão fomos também ao Vale do Pati e passamos três dias lá. Para o Pati contratamos um guia. Existem muitos guias no Capão, tanto para fazer o Pati quanto para trilhas na própria cidade. Nós não usamos guia no próprio Capão, só pegamos informações na cidade e fomos sozinhos nas cachoeiras, mas existe a possibilidade de pegar guia também. Para o Pati também existe a possibilidade de ir sozinho, mas como era a primeira vez de todos nós e queríamos passar quatro dias lá (que acabaram sendo três), achamos arriscado nos perdermos e contratamos um guia.

Nossa experiência com o guia foi bastante negativa, então recomendo que vocês escolham um guia que seja recomendado por alguém, principalmente porque serão alguns dias de intensa convivência. Não vou entrar em detalhes dos problemas que enfrentamos, mas se tiverem dúvida, podem entrar em contato comigo que eu conto os detalhes.

A Chapada é um lugar maravilhoso, provavelmente um dos lugares mais incríveis que já fui, mesmo contando com a chuva e as vistas prejudicadas. O Castelo, no Pati, com certeza é uma das vistas mais bonitas que vi na vida e existe também uma infinidade de cachoeiras. Pra quem gosta de trilhas, montanhas, vistas e cachoeiras, com certeza é imperdível.

Eu adorei essa parte da viagem, mas sendo sincera, não pretendo voltar. Amo cachoeiras, mas realmente trilha não é a minha e, se eu já achei as trilhas do Capão fortes, imagina no Pati, que passávamos os dias andando. Definitivamente não é para quem não gosta de caminhar.

chapada-diamantina-vale-do-capão-pati-bahia-BA-viagem-viajando-camping-isso-aquilo-e-tal

Claro que eu sabia que a viagem seria assim, por isso mesmo consegui curtir (embora, em mais de um momento, eu só não tenha desistido porque não havia essa opção). Minha alternativa seria voltar pra casa ou continuar viajando sozinha e eu preferi encontrar meu irmão e minha cunhada e riscar a Chapada Diamantina da minha lista de lugares a conhecer.

Já conhecem esse lugar maravilhoso? Têm vontade de conhecer?

Para me acompanhar sigam meu Instagram e a página do Facebook. Para receber os posts no seu e-mail, basta seguir o blog.

Beijos

Uma resposta »

  1. Pingback: 25 dias na Bahia – Moreré | Isso, aquilo e tal

Deixe um comentário

