Assinatura RSS

Viajando leve – dicas para uma mala compacta

Oi gente,

Eu adoro viajar e costumo ser bem compacta nas minhas malas, principalmente comparando com minhas amigas. Vou dar algumas dicas de como viajar mais leve.

mala-compacta-viajando-leve-dicas-isso-aquilo-e-tal

Vou viajar agora no fim de dezembro, início de janeiro (hoje, quando vocês estão lendo, já estou viajando há um tempo, quem me acompanha no Instagram, sabe) e preciso de uma mala bem compacta. Vou fazer trilha com mochila nas costas então o peso é muito importante, cada grama conta. Estou indo para a Bahia, Caraíva, Chapada Diamantina e Moreré, depois quero fazer posts sobre a viagem.

Na hora de arrumar as malas, as primeiras coisas que temos que saber é para onde vamos, como será o clima e qual a intenção da viagem. Fazer mala sem saber direito para quais situações você deve estar preparado vai te fazer levar muita roupa desnecessária.

Eu gosto de pensar na real necessidade das coisas, antes de realmente arrumar faço uma lista (sou viciada em listas) e vou vendo se cada item é mesmo necessário. Não dá pra contra com imprevistos nem com o “mas eu posso precisar disso”, uma mala compacta deve ser completamente utilizada. Claro que se você for fazer uma viagem para tirar fotos de looks do dia, vai ser muito mais difícil levar pouca roupa, mas se não é o caso, que mal tem em repetir roupa? Lavar roupa é um dos pontos centrais pra mala compacta.

Eu começo vendo aquilo que não pode faltar de leito nenhum, por exemplo, se eu for acampar, barraca, isolante térmico, saco de dormir, utensílios de cozinha (caso o camping não tenha), toalha, etc. Alguns itens, mesmo sendo pesados, sei que não vou abrir mão, a câmera, por exemplo. Roupas e necessaire é com certeza onde a variação é maior. Fazer mala para um lugar quente é bem mais compacto que para o frio, calças e casacos tomam muito espaço. Eu sempre viajo com a roupa mais volumosa que estou levando, isso deixa a mala mais compacta.

mala-compacta-viajando-leve-dicas-mochila-isso-aquilo-e-tal

Como eu disse, lavando as roupas você pode levar bem menos peças, claro, vai repetir mais, mas o importante é aproveitar o lugar, né? Você que vai pesar a importância entre a variedade de looks e a leveza da mala. Se você for usar uma lavanderia, isso não faz diferença, mas para lavar no tanque ou pia, é importante saber se o lugar é úmido ou não, para ter uma ideia de quanto tempo uma peça leva para secar. Blusas, meias e calcinhas/ cuecas podem ser tranquilamente lavadas em uma pia ou tanque, então você pode lavar com bastante frequência. Se você lavar toda vez que for colocar uma nova, evita o cúmulo.

Jeans é um material péssimo para malas compactas, é pesado, demora pra secar, é péssimo de lavar na mão, volumoso… Eu evito ao máximo. Melhor levar calças de tecido ou legging e shorts e saias de outros materiais. Caro que pro frio pode ser necessário, mas eu apostaria em sobreposição de meias-calças e calças e tecido por cima. Tac-tel também é um tecido ótimo, seca em poucas horas. Deixar a roupa perto do ventilador também ajuda muito.

Reduzir os sapatos é outra dica. Pense bem por quais situações você vai passar e leve apenas dois pares. Eu acho que, na maior parte das viagens dois pares são suficientes. Vai ser trilha e praia? Tênis e chinelo. Trilha praia e cidade? Tênis e chinelo. Vai viajar pra festa? Salto e sapatilha/tênis. Muito frio e muita caminhada? Uma bota e um tênis ou só uma bota bem confortável. Enfim, veja bem as situações pelas quais você vai passar e tente levar um ou dois calçados. Claro que existem exceções (praia, casamento e trilha, por exemplo), mas na maior parte dos casos, dois são suficientes.

mala-compacta-viajando-leve-dicas-mão-isso-aquilo-e-tal

Com tudo isso em mente, lista pronta, é só você ir se perguntando se realmente precisa daquilo, se você usa sempre e se pode viver sem pelo tempo da viagem. Se eu nunca uso secador (meu caso), não tem porque levar um. Se eu sempre uso, tenho que pensar se seria possível passar o tempo da viagem sem usar, se eu prefiro meu cabelo ao natural ou carregar aquele peso. Eu, por exemplo, estou deixando de lado todo o cronograma capilar, shampoo e condicionador vão dar conta do recado. É legal também usar embalagens reduzidas, travel size ou comprar potinhos pequenos e levar só o necessário. Se você não vai viajar sozinho, reduz o peso, não tem porque cada um levar sua pasta de dente, sabonete ou protetor solar, combinem de cada um levar uma coisa que aí não pesa pra ninguém.

Para me acompanhar sigam meu Instagram e a página do Facebook. Para receber os posts no seu e-mail, basta seguir o blog.

Beijos

recado

Deixe um comentário

