Assinatura RSS

Refletindo – perfeição feminina

Oi gente,

Uma coisa que vejo muito nos blogs e Youtube femininos, principalmente ligados à beleza: mulheres pedindo desculpas por sua aparência.

corretivo-obrigação-de-estar-perfeita-perfeição-feminismo-isso-aquilo-e-tal

É um tutorial de maquiagem que a menina pede desculpas pelo esmalte descascando, uma resenha de uma base e a outra pede perdão pela sobrancelha que não está feita, aquele vídeo que é adiado pela gripe, que deixa a voz rouca ou pela espinha que acabou de brotar… E o tempo inteiro elas pedem desculpas, desculpas por não estarem perfeitas.

Eu sei que o tempo todo somos bombardeadas com essa necessidade da unha feita, da pele lisa, dos pelos apenas onde a gente quer (muitos na cabeça, sem falhas e no lugar nas sobrancelhas e volumosos, longos e curvados nos cílios), mas acho que não dá pra gente aceitar tudo e achar natural essa idealização.

sobrancelha-obrigação-de-estar-perfeita-perfeição-feminismo-isso-aquilo-e-tal

Em geral, quem faz um blog de beleza gosta de maquiagem, gosta de ter as unhas feitas e tudo mais, mas tem um momento que deixa de ser gosto e passa a ser uma obrigação. Eu gosto de pintar as unhas, até comentei aqui que estou conseguindo ter uma rotina de pintar sempre, mas uma certa semana eu posso não pintar. Pode ser por falta de tempo, de vontade, de dinheiro, de habilidade… Não importa, mas eu não quero ter que pedir desculpas por isso, minhas unhas não nascem naturalmente com esmalte e não quero ter que pedir desculpas por estar natural.

Desculpas eu peço quando faço algo errado, ofendo ou magoo alguém, não porque não tirei as sobrancelhas ou o esmalte descascando aparece no vídeo. Eu entendo que, pra quem trabalha com blog de beleza, a imagem é muito importante e é o cartão de visita. Mas aceitar que é normal pedir desculpa por ser quem você é e não estar nos padrões é só perpetuar essa obrigação. Quanto mais mulheres acharem normal uma unha descascando e postarem isso sem nenhum problema, mais a gente vai mudar esse padrão.

esmalte-obrigação-de-estar-perfeita-perfeição-feminismo-isso-aquilo-e-tal

Não sou contra maquiagem, unhas feitas ou mesmo procedimentos estéticos, mas essa obrigação de só aparecer na foto e na Internet quando se está “perfeita” e dentro dos padrões exigidos acho bem complicado. Acho mais complicado ainda quando os desvios desse padrão são acompanhados de pedidos de desculpas. Eu não vou me desculpar por não ter tido tempo de tirar o esmalte descascado, se o post é pra mostrar um tutorial de maquiagem, as unhas descascadas não fazem diferença.

Já repararam nesses pedidos de desculpas? O que acham?

Para me acompanhar sigam meu Instagram e a página do Facebook. Para receber os posts no seu e-mail, basta seguir o blog.

Beijos

Deixe um comentário

