Assinatura RSS

Receita – pão piadina

Oi gente,

Pão é uma das minhas comidas preferidas.

pão-piadina-receita-fácil-isso-aquilo-e-tal

Com pasta de grão de bico

Mas em geral demora pra fazer, tem que ficar amassando, descansando, dá um trabalho. Como a máquina ficou em Floripa, dia desses testei uma receita super rápida de pão na frigideira que não leva fermento biológico (que eu nunca tenho em casa). Conheci essa receita com uns amigos, mas essa foi a primeira vez que fiz “sozinha” (na verdade fiz com o meu irmão, as mãos dele aparecem nas fotos, inclusive).

pão-piadina-receita-fácil-ingredientes-isso-aquilo-e-tal

Ingredientes:

3 xícaras de farinha e mais um pouco pra enfarinhar o balcão;

1 e ½ colher de chá de sal;

1 colher de chá de fermento químico;

2 colheres de sopa de azeite;

1 xícara de leite.

Modo de fazer:

pão-piadina-receita-fácil-misturando-massa-isso-aquilo-e-tal.jpg

Começa misturando os ingredientes em pó, a farinha, o sal e o fermento. Aí faz um furo no meio e coloca o azeite, mistura tudo e vai acrescentando o leite aos poucos e misturando até ficar tudo bem homogêneo.

pão-piadina-receita-fácil-massa-isso-aquilo-e-tal

Enfarinha a sua superfície de trabalho (eu usei a bancada da pia, mas pode ser uma mesa), pega essa massa e amassa mais um pouco. Na receita diz pra amassar no máximo 3 minutos, mas não sei se faz diferença. Depois modela a massa de comprido, como que fazendo uma baguete, e corta em pedaços menores. Eu cortei em 6, mas depende do tamanho da sua frigideira.

pão-piadina-receita-fácil-abrindo-massa-isso-aquilo-e-tal

Aí vem a parte da força braçal. Com um rolo ou uma garrafa redonda (tipo de vinho, cerveja…) vai abrindo a massa formando discos, A massa é bem durinha, então é um pouco cansativo. Pra evitar que os outros pedaços de massa ressequem, você pode cobrir com um pano úmido, mas eu não diria que é essencial porque não demora tanto, a não ser que você more em um lugar muito seco.

pão-piadina-receita-fácil-frigideira-pronto-isso-aquilo-e-tal

Aí é só pegar os discos de pão, colocar em uma frigideira bem quente, fazer furinhos com o garfo e esperar dourar. Depois virar e esperar dourar o outro lado. Não precisa de óleo nem manteiga na frigideira, a massa já tem óleo e é bem durinha, não vai grudar. Se você esquecer de fazer os furinhos também não faz diferença, eu esqueci algumas vezes. Pronto, aí é só você ir transferindo os pães prontos pra um prato e ir fazendo os outros pães.

pão-piadina-receita-fácil-pronto-geleia-isso-aquilo-e-tal

Com geleia de laranja

É uma receita rápida de fazer e bem versátil, você pode colocar o recheio que quiser, pode usar frango ou carne desfiada, requeijão, queijo, salada, pastinhas, presunto, peito de peru, mel, geleia, brigadeiro… O que a sua imaginação permitir.

Se for muito pra você, dá pra congelar a massa antes de abrir com o rolo. Em Floripa meus amigos sempre faziam com metade da farinha integral (1 e ½ xícara de farinha branca e 1 e ½ xícara de farinha integral) e aí colocavam um pouco mais de leite, talvez dê até para fazer uma proporção maior de farinha integral colocando mais leite, teria que testar.

Se fizerem a receita avisem e postem foto.

Para me acompanhar sigam meu Instagram e a página do Facebook. Para receber os posts no seu e-mail, basta seguir o blog.

Beijos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: