Assinatura RSS

Como fortaleci minhas unhas

Oi gente,

Hoje vou contar pra vocês sobre minhas unhas.

Ainda bem pequena eu comecei a roer as unhas. Nunca foi de nervoso ou ansiedade, começou como preguiça de cortar e se tornou hábito. No início da adolescência decidi que ia parar de roê-las, porque queria unhas grandes. Parar nem foi muito difícil, mas unhas grandes… Nunca aconteceu. Elas quebravam sempre, descamavam, eram muito moles. Primeiro decidi que precisava dar um tempo, eu tinha roído por muitos anos, não podia esperar que elas ficassem maravilhosas de um dia pro outro.

O tempo passou e nada delas pararem de quebrar. Tentei comprar base fortalecedora, casco de cavalo, colocar cravo e alho na base… Mas nada melhorou. Além disso, os esmaltes não duravam nada nas minhas mãos, dois, três dias depois de pintar eles já estavam descamando, um ou outro chegava a durar uma semana, mas era muito raro.

unhas-fracas-antes-base-formol-fortalecedor-fortalecimento-isso-aquilo-e-tal

Minhas unhas antes de eu começar a usar a base.

Em 2010 aproveitei uma ida à dermatologista e comentei que minhas unhas não cresciam. Ela me passou uma base com formol e vitamina B5 pra mandar manipular e aí foi só alegria. Sério, minhas unhas que nunca cresciam começaram a ficar enormes, fortes, quase não quebravam. Mas aí perdi a receita da base e acabei deixando pra lá. Elas voltaram a quebrar.

Aí, já morando em Floripa, conheci uma farmácia de manipulação bem grande (pra quem é de Floripa, no Córrego Grande, quase do lado do parque) e vi que lá eles manipulavam uma base com formol com receita própria. Comprei.

unhas-fracas-base-formol-fortalecedor-fortalecimento-isso-aquilo-e-tal

Comecei a usar a base no início de setembro e de lá pra cá notei uma diferença enorme. Não apenas minhas unhas ficaram mais fortes e estão mais longas, mas meus esmaltes estão durando muito mais. Consegui estabelecer uma rotina de fazer as unhas todas as semanas e, quando vou tirar, o esmalte da semana anterior está perfeito, na base dá pra ver que a unha cresceu e o brilho não se mantém por uma semana, mas é incomparável.

Em alguns posts, onde minha mão aparece, é possível acompanhar o crescimento das unhas. Aqui elas estão ainda bem curtas, neste post já estão maiores (ele é mais antigo que o anterior, mas as fotos foram tiradas depois) e, finalmente, aqui elas já estão do tamanho atual.

Eu, infelizmente, não conheço outros lugares que vendam a base já pronta, ainda não sei o que vou fazer quando a minha acabar (é uma boa desculpa pra eu visitar Floripa), mas acho que vou procurar nas farmácias de manipulação cariocas.

Sei que o uso de formol é controverso e que pode ser muito prejudicial. Na base a quantidade é pequena e ela é aplicada apenas nas unhas, tecido morto. É bem diferente do formol nos cabelos, embora cabelo também seja tecido morto, tem a parte de aquecer o produto, o que forma um vapor que respiramos. Além disso, óbvio que o couro cabeludo vai absorver muito mais do que as bases dos dedos, até pela área de contato ser bem maior. A minha foi indicada por uma médica, mas se você ficar inseguro pode perguntar pra dermatologista da sua confiança ou usar outros métodos mais naturais.

unhas-fracas-depois-base-formol-fortalecedor-fortalecimento-isso-aquilo-e-tal

Para me acompanhar sigam meu Instagram e a página do Facebook. Para receber os posts no seu e-mail, basta seguir o blog.

Beijos

Uma resposta »

  1. Pingback: Refletindo – perfeição feminina | Isso, aquilo e tal

Deixe um comentário

