Assinatura RSS

Passeando – Biblioteca Parque Estadual

Oi gente,

Quero falar pra vocês de um lugar maravilhoso pra conhecer aqui no Rio, a Biblioteca Parque Estadual.

biblioteca-parque-estadual-passeando-rio-de-janeiro-central-do-brasil-isso-aquilo-e-tal

Já faziam algum tempo que em frente à Central do Brasil, ao lado do Campo de Santana havia uma obra que prometia uma grande e linda biblioteca. Na verdade era reforma de uma biblioteca que já existia, mas não era muito usada. Obras são demoradas, a gente sabe, mas eventualmente elas ficam prontas e foi o que aconteceu em 2014, se não me engano. Um prédio bem grande em plena Avenida Presidente Vargas cheio de livros e espaços para ler.

Eu ainda demorei um tempo para conhecer, mas quando fui lá a primeira vez fiquei encantada. É um espaço bem grande, muito bem iluminado, bem dividido e, o mais importante, muito democrático. E isso com certeza foi o que mais me impressionou (positivamente).

biblioteca-parque-estadual-livros-passeando-rio-de-janeiro-central-do-brasil-isso-aquilo-e-tal

Quando você chega tem logo um balcão para dar informações e guardar as bolsas e mochilas caso sejam grandes. Basta dar um documento com foto, qualquer documento com foto, que você terá direito a uma chave de armário para guardar suas coisas. Vi várias crianças mostrando o cartão de gratuidade do ônibus (para estudantes de escola pública), então não precisa ser identidade. E aí pode percorrer todos os andares sensacionais e cheios de livros.

Os livros são divididos por tema, e são muitos temas presentes, história, filosofia, arquitetura, quadrinhos, literatura, infantis… Os livros todos estão ao nosso alcance, então basta escolher um, retirar da estante e começar a ler, sem nenhum tipo de burocracia ou intermediários. Eles só pedem que a gente não guarde o livro, mas deixe em cima da mesa para que eles mesmos guardem. Isso é muito importante para manter a ordem e não perder nenhum exemplar, afinal, um livro que se guarda errado pode demorar muito tempo pra ser encontrado, enquanto isso, ninguém usa.

Mesas e estantes, tudo ao alcance dos visitantes.

Mesas e estantes, tudo ao alcance dos visitantes.

Claro que eu encontrei alguns livros colocados em lugares errados, fora da ordem alfabética proposta, talvez a ideia de não tentar recolocar os livros na estante deva ser reforçada, mas eu acho sensacional deixar a população ter acesso direto aos livros. E aí você pega o livro e pode escolher alguma das poltronas ou mesas para ler, tem bastante espaço mesmo, inclusive várias mesas com iluminação individual e tomadas pra você poder levar seu laptop e trabalhar por lá.

Se você preferir pode também levar o livro emprestado. Eu nunca levei nenhum, mas sei que é possível, basta fazer um cadastro levando os documentos pedidos (documento oficial com foto e comprovante de residência) e já pode levar até dois livros pra casa e ficar com eles até 15 dias. Ainda é possível renovar o empréstimo duas vezes, presencialmente ou pela Internet. Caso haja atrasos, não há multa cobrada, mas você fica impossibilitado de pegar livros pelo mesmo número de dias que atrasou.

TV e sofá pra ver filmes

TV e sofá pra ver filmes

Além dos livros existe um espaço de viodeoteca com diversos títulos de filmes. Os filmes não podem ser levados pra casa, mas há diversas cabines com TV e sofá pra assistir. Cada pessoa tem direito a um filme por dia e cada cabine comporta duas pessoas. No horário de almoço é comum as cabines estarem cheias, bastante gente vai pra lá curtir um filme. Há ainda computadores para serem usados por crianças e adolescentes e estão quase sempre lotados. Nas vezes em que eu fui as crianças ocupando os computadores eram, em sua grande maioria, crianças carentes, algumas, inclusive, carregavam balas ou chicletes que iam revender pelo Centro. Acho muito importante democratizar o acesso aos livros e computadores (hoje em dia quem não sabe acessar um computador fica completamente marginalizado) e acho que essa biblioteca faz exatamente isso, democratiza.

Existe ainda um espaço externo bem agradável, locais para exposições, uma lanchonete, auditórios e espaços de pesquisa. Sei que a Biblioteca tem também uma programação de atividades para diversos públicos e está tudo divulgado no site.

Espaço externo.

Espaço externo.

O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 11h às 19h. Vale muito a pena, só não se esquece do casaco, viu? Mesmo nos dias de calor o ar condicionado fica bastante forte.

Já conhece essa biblioteca ou tem alguma imperdível na sua cidade? Me conta nos comentários.

Para me acompanhar sigam meu Instagram e a página do Facebook. Para receber os posts no seu e-mail, basta seguir o blog.

Beijos

Deixe um comentário

