Assinatura RSS

63

Oi gente,

Sim, sei que andei sumida de novo, mas é que novamente passei por uma mudança, voltei a morar no Rio. Pois é, acabei não fazendo os posts que planejei de faça você mesmo porque acabei nem decorando a outra casa nem nada. Para agora não prometo nada, mas se fizer algo nos próximos meses mostro por aqui. Com todo esse clima de mudança resolvi postar o texto que um amigo escreveu.

praia-mole-hexagrama-63-refletindo-mudança-isso-aquilo-e-tal

Praia Mole num dia lindo de inverno

O I-ching é um antigo texto chinês, mas seu conhecimento ainda é utilizado como oráculo hoje em dia. Nele, o hexagrama 63 representa o final de um ciclo. A transição da confusão para a ordem se completa, o resultante é agradável e equilibrado, mas também exige cautela. Sua imagem mostra uma caldeira com água sobre o fogo, gerando vapor: água demais e transbordará, apagando o fogo. Fogo demais e toda água se evapora.

Como alguém que cursou uma universidade ocidental, naturalmente não acredito que o i-ching deva ser utilizado cegamente como oráculo, mas acredito que metáforas são a melhor forma de expressar sentimentos, e o livro segue justamente dizendo sobre esse sentimento de ‘pós-conclusão’, fica parecendo que ainda há muito a ser feito. Isso faz muito sentido, completar algo é apenas uma pausa no processo contínuo de criação, contemplar nossos feitos por alguns instantes, sem nos deixar ofuscar pelo momento. Claro que completar um ciclo deve ter o merecido momento de satisfação, celebrar o pisar fora da caixa, literalmente sentir sua zona de conforto ampliando e, com ela, novos horizontes e possibilidades. Mas acho que a ideia final dessa passagem chinesa é que todo triunfo traz novos desafios, que devemos aproveitar o contínuo da evolução pessoal sem nos acomodar após os momentos iluminados.

Talvez o I-ching faça sucesso por causa das suas abordagens amplas e vagas? Talvez seja porque as pessoas que buscam conselhos já tenham as respostas consigo e busquem apenas confirmações e esses provérbios permitem a livre interpretação pra quem os leia. A sabedoria, afinal, estava conosco o tempo inteiro.

hexagrama-63-refletindo-mudança-isso-aquilo-e-tal

Hexagrama 63 do I-ching

Ainda quero fazer um post com meus estranhamentos de Floripa, onde passei momentos maravilhosos e conheci pessoas incríveis. Mas confesso que nada barra o Rio de Janeiro.

Para me acompanhar sigam meu Instagram e a página do Facebook. Para receber os posts no seu e-mail, basta seguir o blog.

Beijos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: