Assinatura RSS

Colocando em prática #5

Oi gente,

Mais um colocando em prática, dessa vez sem tema definido.

colocando-em-pratica-memorial-america-latina-fotografia-foto-interna-sampa-são-paulo-terra-da-garoa-isso-aquilo-e-tal

A primeira foto tirei quando fui à São Paulo em dezembro no Memorial da América Latina. Antes de chegar aos prédios do Niemeyer devemos atravessar um túnel que homenageia os índios. A foto foi tirada nesse túnel. Embora o dia estivesse muito claro, no túnel a iluminação não era muito boa. Eu estava com a minha lente 18-35mm f/1.8 da Sigma e, para enquadrar o máximo possível coloquei em 18mm. Baixei a velocidade, mas não a ponto de correr risco de tremer e deixem em 1/25 segundos. Como essa lente é bem pesada e não tem estabilizador, evito baixar demais a velocidade. Também sempre evito subir muito o ISO porque não gosto de jeito nenhum do efeito granulado. Pra quem gosta, sobe sem medo. Eu deixei em ISO500 mesmo. O diafragma eu deixei bem aberto, f/2.5, dando foco e destaque na primeira placa.

Eu já mostrei que aumentar o ISO dá ruído e manter o diafragma em uma abertura mediana aumenta a nitidez, aí, quando não podemos ter o ideal, temos que pensar o que achamos pior (ou melhor), falta de nitidez ou ruído. Sem dúvida nenhuma eu prefiro a falta de nitidez, inclusive, uso muito o diafragma aberto desfocando o fundo, mas o ISO alto eu evito a todo custo.

colocando-em-pratica-morro-das-pedras-fotografia-foto-noturna-floripa-fpolis-florianopolis-isso-aquilo-e-tal

Foto noturna tirada em Floripa mesmo. Essa é de uma noite no Morro das Pedras, tirada da estrada. Foi usada a lente, Nikon 50mm f/1.8. Mais uma vez as condições de luz não eram ideais, na verdade bem menos ideais, estava uma noite de lua cheia, sim, mas na estrada quase não tem iluminação e no mar também não. A foto teria que ter uma exposição um pouco mais longa. Eu não tenho tripé, então sempre improviso. Dessa vez usei um banco para a poiar a câmera. Como não tinha muita escolha, subi bastante o ISO e usei ISO1000 e também deixei o diafragma bem aberto, f/1.8. A velocidade acabou sendo 0.8segundos, quase um segundo inteiro.

Como a foto é do mar e a exposição é um pouco longa, dá pra perceber que a água se mexeu e a foto parece um pouco tremida. Olhando pelas pedras dá pra ver que ela não está tremida, mas esse é um efeito que conseguimos com longa exposição (e se você quiser evitar, faça uma exposição mais curta e suba mais ainda o ISO).

colocando-em-pratica-praia-passeando-fotografia-foto-floripa-fpolis-florianopolis-isso-aquilo-e-tal

Essa foto eu coloquei no post de passeando que falei dessa praia, entre o Gravatá e a Joaquina. Foi tirada também com a lente Sigma 18-35mm f/1.8, mas dessa vez em 35mm. O dia estava bem claro, ao contrário das outras duas fotos, então não tive problemas. Pude deixar o ISO200 e o diafragma em f/10, preservando a nitidez. Eu queria uma velocidade rápida porque queria captar a onda no momento que estourava na pedra, queria a água congelada. Se eu optasse por deixar a velocidade mais devagar sairia um borrão de espuma branca. O intuito dessa foto era o oposto da anterior, água congelada. Velocidade 1/160 segundos.

É muito importante entender que cada foto pode ser tirada de muitos jeitos (mesmo mantendo o mesmo enquadramento) e é essa a maravilha do modo manual, você pode escolher que jeito é esse e priorizar o que quiser. Levando em conta as condições de luz, claro.

Se vocês tiverem alguma sugestão de tema para eu usar no próximo colocando em prática, vou adorar saber. Pode ser algum tipo de foto que você adora, alguma que tenha dificuldade, ou só curiosidade. Deixa nos comentários.

Para me acompanhar sigam meu Instagram e a página do Facebook. Para receber os posts no seu e-mail, basta seguir o blog.

Beijos

»

  1. Nossa, que fotos lindas!
    Adorei!

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

