Assinatura RSS

Refletindo – Não é pela saúde

Oi gente,

Não é desde sempre, mas há muitos anos o padrão é ser magro, a visibilidade que se dá aos gordos é bem pequena, temos poucos gordos nas televisões e quase nenhum com papel de destaque. Protagonista de novela gordo? Pode ser que tenha, mas eu não lembro. Os manequins, os modelos, os que aparecem nas propagandas, todos magros.

E você pode até ser gordo, desde que esteja de dieta, desde que queira mudar seu corpo e saiba que bonito mesmo é ser magro. Gordo satisfeito com o corpo? É relaxado, preguiçoso, não se cuida e, pior, doente. Pois é, só por ser gordo vem um monte de gente dizendo que você tem que emagrecer, que estão falando isso pelo seu bem, pela saúde.

Não é pela saúde.

Ninguém pede pra ver exame, só porque a pessoa está acima do peso já presumem que a saúde não está boa. E ninguém pede pra ver exame de gente magra pra constatar se a pessoa realmente está bem e se alimenta bem. Todo mundo é julgado o tempo inteiro, mas têm pessoas que sofrem mais com esses julgamentos.

Se você está acima do peso e come uma salada já vêm te julgar “quem você está enganando? Óbvio que depois da salada vai vir um big mac”. Se pede um big mac “nossa, gordo desse jeito e ainda comendo hamburguer, não tem força de vontade nenhuma.”

Essa modelo é considerada plus size. Jura? Fonte: http://blogazine.com.br/moda/modelos-plus-size-vendem-mais

Essa modelo é considerada plus size. Jura? Fonte: http://blogazine.com.br/moda/modelos-plus-size-vendem-mais

Veja bem, eu nunca fui gorda, no máximo estive um pouquinho acima do peso, então o que falo aqui é baseado nas minhas observações, mas nunca vivi nada disso, então se estiver falando alguma besteira, por favor, me corrijam.

Vejo uma neura enorme para emagrecer (mesmo com amigas magras), quase todo mundo acharia o corpo mais bonito se perdesse uns quilinhos. A beleza na nossa cabeça (e me incluo aí) está intimamente associada à magreza e mudar isso não é fácil. Mesmo sabendo que esse pensamento é muito preconceituoso é difícil pensar diferente. Ainda tem o discurso. Ah, mas é diferente de racismo, homofobia, transfobia… nesses casos a pessoa não pode escolher, todo mundo pode emagrecer. É, talvez, mas não devemos ser obrigados a isso, nem todo mundo quer e devemos ser capazes de enxergar beleza em todos, não limitá-la pela quantidade de massa magra, quilos ou ossos aparentes.

Gostar de e achar sexy meninas magras e com curvas é normal, esse é o corpo que vamos encontrar na TV, nas propagandas, em revistas e também nos filmes pornográficos. Ah, mas temos filmes com gordinhas também. É, temos, eles estão lá, numa categoria separada de fetiches estranhos. E muita gente vai classificar esse tipo de vídeo como nojento, como tem gosto pra tudo.

Nojento? O que tem de nojento em pessoas fazendo sexo? Sério, vamos repensar esse conceito de que um corpo gordo é nojento. É apenas um corpo humano, diferente dos outros assim como todos, porque cada corpo humano é único. Vamos parar com essa obrigação de que todos temos que ser magros e que se você está acima do peso tem a obrigação de querer emagrecer e estar insatisfeito, de que você é preguiçoso e não gosta de esportes, ou está doente ou qualquer outra generalização que não tem nada a ver com a realidade.

É um preconceito que há não muito tempo está ganhando mais visibilidade e tem até um nome, gordofobia. Eu acho muito importante toda essa visibilidade, eu nunca tinha pensado antes como eu era preconceituosa (e ainda sou), mas conhecer isso é muito importante e o primeiro passo para conseguirmos mudar nossas visões. Vamos repensar nossos conceitos de beleza?

Para me acompanhar sigam meu Instagram e a página do Facebook. Para receber os posts no seu e-mail, basta seguir o blog.

Beijos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: