Assinatura RSS

Refletindo – precisa comentar?

Oi gente,

Vim falar sobre comentários na internet.

comentários-refletindo-educação-internet-criticas

O mundo dos blogs cada vez cresce mais e o do Youtube também. Uma coisa que vejo aumentar muito é o número de vlogs e tags pessoais (do tipo cinquenta fatos sobre mim). Essa coisa meio reality show agrada muito e muita gente quer saber como é o dia a dia daquela pessoa, o almoço, as compras, viagens, etc.

É claro que nesse processo a pessoa acaba se expondo mais, mostrando os gostos, hábitos, onde mora, o que compra, come, veste… Naturalmente toda essa exposição traz uma sensação de proximidade entre o blogueiro/ youtuber e seu público. O problema é que, na maioria das vezes, esse público começa a se sentir íntimo demais e a vontade demais para comentar qualquer coisa, inclusive coisas ofensivas. Não estou falando de trolls, mas de gente que realmente segue e gosta do blogueiro. Essas pessoas devem, muitas vezes, achar que seus comentários são apenas uma crítica construtiva, mas além de muitas vezes faltar educação, a maior parte deles invade a privacidade do outro, opinando e se metendo em questões pessoais que não lhe dizem respeito.

Se a gente sai desse meio da Internet e olha os famosos da televisão tudo fica ainda pior. Não que seja pior de fato, mas como o alcance da televisão é maior, claro que são mais opiniões. Como eu não vejo televisão e não leio revistas ou sites que tratam de fofocas dos famosos, me limito a falar do que vejo nos comentários de posts, vídeos e fotos.

comentários-refletindo-educação-internet

Já cansei de ver, a pessoa está postando um produto novo, o look do dia ou até fotos de viagem e chovem comentários sobre como o cabelo está curto ou comprido demais, a nova tintura não agradou, a roupa não valorizou, a pessoa precisa emagrecer (não, não venham com argumento que é pela saúde)… Nossa, os julgamentos nunca param.

Para gente. Acompanhar uma pessoa na Internet (ou TV) não te dá o direito de sair opinando na vida dela. Críticas construtivas sobre o trabalho com certeza vão ser bem vindas (veja bem, sobre o trabalho), ofensas e opiniões sobre a vida pessoal só se forem expressamente pedidas. E mesmo assim, tenha bom senso e educação. Não é porque alguém posta uma foto que você pode sair falando que está tudo horrível.

E olha que nem falei sobre o fato da pessoa estar atrás de uma tela de computador e ter anonimato. Isso parece que deixa as pessoas mais corajosas. Não é coragem falar mal do outro, viu?

Dica: a pessoa acabou de postar uma foto mostrando algo que ela adorou e você odiou? Não comente, simples. Ela está feliz com o produto novo ou sua aparência e isso basta (ou deveria), não diga que ela não deve usar ou fica feia com aquilo, ninguém pediu sua opinião. Claro que se ela faz uma resenha de um produto você pode discordar e dizer o que achou. Aí está a diferença entre falar do trabalho e da vida pessoal.

Vocês costumam ver muitos comentários sem noção?

Para me acompanhar sigam meu Instagram e a página do Facebook. Para receber os posts no seu e-mail, basta seguir o blog.

Beijos

Anúncios

»

  1. O que mais se vê é isso, pessoas que não aguentam segurar os dedos na hora de comentar coisas desnecessárias, mas a questão é que depende muito das pessoas a gente está exposto a sofrer julgamento a partir do momento em que saímos de casa. A questão é saber ignorar e também não julgar ninguém, quem sabe as pessoas não percebem?
    ;*

    Curtir

    Responder
  2. Concordo super com seu post Julinha, acho super desnecessário. Quando eu não gosto, me limito a ficar na minha, justamente por não achar que tenho o direito de falar isso ou aquilo, guardo simplesmente pra mim, mas, as pessoas estão cada vez mais sem noção e educação, por isso esses tipos de comentários. Até comigo que não sou blogueira ou youtuber acontece vez ou outra no meu instagram, no início respondia, hoje em dia simplesmente excluo pra não dar mais tititi. Os comentários sobre resenhas eu interajo de boa, mas, também não me vejo obrigada a aceitar palpites a troco de nada. Beijo!

    Curtir

    Responder
    • Não é mesmo, né… Esses dias estava vendo uma blogueira colocando fotos da viagem dela e um monte de comentários falando para quando ela voltasse entrar em dieta. E a menina nem é gorda (e se fosse também não justificava). Não dá pra só curtir a foto se palpitar na vida alheia? Tem que excluir mesmo Fabinha.
      Beijos

      Curtir

      Responder
  3. Digo palpites maldosos no caso. 😉

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: