Assinatura RSS

Passeando – Ilha Fiscal

Oi gente,

Mesmo quando moramos anos em uma cidade tem lugares que ainda são novidade, né? O passeando de hoje é no Rio de Janeiro.

ilha fiscal 2

Pois é, morei por 26 anos no Rio e nunca tinha ido à Ilha Fiscal. Assim que ela foi aberta para visitação tentei ir com meus pais umas duas vezes, mas a procura era muito grande e nunca tinha senha pra gente. Aí os anos passaram e eu nunca mais tentei ir. Tinha vontade, achava aquele castelinho lindo, mas sempre deixava pra depois.

Quando decidi sair do Rio pensei nos lugares que queria visitar antes de ir e a Ilha fiscal estava entre eles, mas acabou não dando tempo. Bom, sempre que visito o Rio esse lugar é alvo dos meus planos, mas sempre acabo não conseguindo ir. Pois bem, na última vez que estive lá consegui um tempo para visitar a ilha.

O ingresso deve ser comprado no museu da marinha (que mudou de lugar, continua na Praça XV, mas do outro lado dela, perto da ALERJ), custa R$25,00 e tem meia para estudante. Aí eles pedem para estarmos no local 10min antes para começar o passeio pontualmente. De lá vamos andando até o antigo museu da marinha, onde pegamos o barco que nos leva até a ilha. Existe uma ponte até lá, então se houver qualquer problema com o barco, ele é substituído por ônibus. As visitas podem ser feitas de quinta a domingo em três horários, 12:30h, 14h e 15:30h e duram cerca de 2h.

vista

Eu fiz a visita no sábado e era um grupo bem grande, cerca de 70 pessoas. A visita é toda guiada, então se o grupo for grande, chegando na ilha eles dividem em dois grupos menores. Bom, o castelinho é lindo e dele temos também uma vista do aeroporto Santos Dumont e do Pão de Açúcar. A visita percorre diversas salas por dentro, duas delas estão decoradas com objetos da época final do império e réplicas, inclusive tem um filme que fala de diversos aspectos ligados ao último baile do império. Nas outras vemos exposições ligadas à marinha, mas não à época do Império. Podemos visitar também uma torre e olhar pinturas, teto e piso originais.

A visita é legal e acho que valeu a pena, principalmente, porque eu sempre quis visitar, mas achei que a parte interna deixou bastante a desejar. Muitas coisas não têm absolutamente nada a ver com a época do império, eu acharia mais apropriado que estivessem no museu da marinha. Mesmo a parte que é decorada de acordo com o baile não achei tão sensacional assim, pra mim valeu mesmo pelo castelo, por ver a construção de perto. A nossa guia era bem legal e em momento nenhum nos forçou a andar junto do grupo ou a apressar o passo, então confesso que, após as primeiras salas (que eram as decoradas de acordo com o império) acabei não acompanhando as explicações dela.

ilha fiscal 1

Lugares bonitos e famosos da nossa cidade que acabamos nunca visitando, vocês também têm desses? Contem nos comentários. Para me acompanhar, siga meu Instagram e a página do Facebook. Para receber os posts no seu e-mail, só seguir o blog.

Beijos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: