Assinatura RSS

Meu aprendizado com os gatos

Oi gente,

O post de hoje é sobre gatos.

Berinjela assim que chegou.

Berinjela assim que chegou.

Confesso que quando eu era pequena eu gostava mais de cachorros, eu não tinha nenhum animal, mas achava que cachorros brincavam mais e tinha o sonho de ter um husky siberiano, até arranjei um de pelúcia por isso. Mas enfim, eu sempre gostei muito de tudo que é tipo de animal (especialmente mamíferos) e era daquelas crianças que saia fazendo carinho nos gatos e cachorros na rua (ainda sou).

Eu queria um cachorro, mas meus pais não queriam, então me contentava com os das ruas. Até que um dia apareceu um gato no jardim. Ele apareceu, a gente foi dando comida, ele foi ficando e se tornou nosso primeiro gato. Oficialmente ele era do vizinho, mas parece que não recebia muita atenção por lá e, pra melhorar, tinha um enorme labrador na casa. Compreensível que tenha fugido e passado a viver conosco. Logo veio outro gato que a gente inventou que era irmão do primeiro e ficamos com ambos. Infelizmente eles não estão com a gente já fazem alguns anos.

Com toda a convivência felina não teve jeito, passei a gostar mais dos gatos. Veja bem, sempre amei gatos, mas depois de conviver com eles passei a gostar mais ainda. Em 2010 adotamos, pela primeira vez, um gato realmente nosso, fomos à SUIPA e pegamos o Ivan que fez, no fim do mês passado, 5 aninhos. Há cerca de um ano e meio pegamos outra gata, Berinjela, que foi encontrada na rua ainda bem novinha. Em Floripa não tenho gatos, pois amo viajar e não teria com quem deixá-los.

Ivan

Ivan

E o que aprendi com eles?

1 – Gatos já vêm sabendo usar a caixinha de areia, não precisa ensinar. Mesmo quando são bem pequenos, eles vão sozinhos na caixinha. Gatos são super limpinhos e higiênicos, então, além de não fazerem as necessidades por aí, vivem se lambendo e tomando banho. Claro que você pode dar banho neles, mas mesmo que não dê, eles não costumam feder.

2 – Muita gente diz que não gosta de gato por causa da personalidade. Mas tendo convivido com diversos gatos diferentes afirmo, cada um tem sua personalidade. Alguns ficam mais junto, outros são menos sociáveis, uns correm de visitas e outros já chegam pedindo colo, enfim, cada gato, uma personalidade, assim como qualquer animal.

3 – O que mais ouço é que gato é interesseiro, que só tá com você por causa de comida. E isso é a mais pura mentira. Claro que eles gostam de receber comida (quem não gosta?), mas eles são extremamente carinhosos. Muitas vezes ficam passando na nossa perna pedindo carinho (e temos que tomar cuidado pra não tropeçar neles) ou vão atrás da gente só em busca de companhia. É bem comum gato gostar de dormir com a gente ou nos fazer companhia enquanto trabalhamos ou estudamos. Existe muito amor envolvido, não é uma relação interesseira.

Garfield, lembrança de São Miguel do Gostoso

Garfield, lembrança de São Miguel do Gostoso

4 – Temos que lembrar também que, na maioria das vezes, eles são também independentes, então nem sempre querem ficar o dia todo grudados na gente ou fazer o que queremos. Eles têm vida própria também. Quando viajamos ou passamos longos períodos fora eles estranham e não gostam, mas podem agir de formas diferentes. Demonstrando toda a carência que sentiram nos seguindo até no banheiro quando voltamos de viagem, ou se afastando, nos dando um gelo por estarem chateados por termos ido embora, isso não significa falta de amor.

5 – Já falei que quando eu era pequena achava que cachorros brincavam mais, erro meu. Gatos amam brincar, seja com brinquedos de pet shop, seja com uma caixa de papelão (eles amam), uma bolinha de papel , papel de bala ou qualquer coisa que eles possam caçar e perseguir (isso inclui o próprio rabo e nossas mãos, que saem bem arranhadas). Gatos brincam muito e volta e meia passam por nós perseguindo algo ou dando pulos engraçados. Eles gostam de brincar conosco, mas também brincam muito felizes sozinhos.

6 – Depois de conviver certo tempo com um gato você começa a identificar que cada miado significa uma coisa, tem o miado de querer comida, de carência, aquele que pergunta se tem alguém em casa… Cada miado, uma necessidade.

7 – Ter gatos em casa é também conviver com pelos. Pelo no chão, nas roupas, nos móveis… Por onde o gato passa vai ter pelos. O aspirador de pó pode te salvar.

8 – Essa eu descobri com o Ivan, alguns gatos realmente gostam de água. O Ivan entra no tanque pra beber água e não se importa com respingos, na verdade ele gosta de água, principalmente no verão e também não entra correndo quando chove.

Berinjela crescida

Berinjela crescida

9 – Eu achava que leite era um bom alimento, inclusive foi assim que conquistamos o nosso primeiro gatinho. Mas depois descobri que quando eles são adultos, dar leite não é uma boa ideia. Mesmo quando são filhotes tem que ver a receita específica ou um leite específico, mas quando já são mais velhos eles costumam passar mal e ter diarreia quando tomam leite.

10 – Gatos gostam de água corrente. Aquela água parada no pote não é atrativa pra eles, mas é só ligar a torneira no banheiro que eles correm pra beber. Pois é, água corrente é bem mais interessante, inclusive aquelas fontes de água podem se tornar um ótimo bebedouro. Mas, pra quem não quiser gastar tanto, dá pra fazer um bebedouro caseiro.

Esses foram dez itens que aprendi com a convivência felina, o que você aprendeu com os seus?

Me acompanhe fora do blog, siga meu Instagram e curta a página do Facebook. Para receber os posts no seu e-mail é só seguir o blog.

Beijos

Anúncios

»

  1. Pingback: Refletindo: compra de animais | Isso, aquilo e tal

  2. Eu amo gatos e sou completamente apaixonada pela minha gatinha!
    http://vidapinkeblue.blogspot.com.br/

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: