Assinatura RSS

Passeando: Brasília

Oi gente,

Quero contar um pouco de uma viagem que fiz faz quase um ano, pra Brasília. Esse post vai ser cheio de fotos, preparem-se.

Senado

Senado

Na verdade eu fui pra lá pra ir numa festa, então foi bem rapidinho, mas tiramos dois ou três dias pra conhecer um pouco da capital. Claro que como foi uma viagem super rápida, então passeamos mais no Eixo Monumental mesmo. Acabamos precisando de dois dias pra passear por lá porque no primeiro tivemos alguns contratempos e uma dose generosa de azar.

Memorial JK

Memorial JK

Jardim em frente ao Memorial JK

Jardim em frente ao Memorial JK

Começamos pelo Memorial JK, mas como era segunda-feira o memorial não abria. Ok, tiramos fotos do exterior e, em seguida, fomos para a torre da TV, mas chegamos eram 16:05h e só estava aberto o primeiro andar, o mezanino, o último fechava pra visitação 16h. Continuamos em direção à Catedral metropolitana e, adivinha? De novo chegamos cinco minutos depois de fechar. Não teve jeito, seguimos em direção à praça dos três poderes e de lá vimos um lindo pôr do sol.

Palácio do Planalto

Palácio do Planalto

Praça dos três poderes vista do alto

Praça dos três poderes vista do alto

Pira da pátria

Pira da pátria

No segundo dia não podíamos ficar até tarde, pois nosso voo era de noite. Começamos pelo palácio da Alvorada (casa da Dilma). O que dá pra ver mesmo é o jardim, um enorme gramado com alguns pássaros, inclusive uma ema. Dá pra ver o palácio ao fundo, claro, mas não conseguimos enxergar detalhes. Ao redor do jardim, limitando a entrada dos visitantes, tem como que um fosso com alguns peixes nadando. No fundo desse fosso vi diversas moedas, daquelas que as pessoas jogam e fazem desejos.

Palácio da Alvorada

Palácio da Alvorada

Como não tínhamos muito tempo, acabamos deixando o memorial JK de lado e voltamos à torre de TV. Aí sim pegamos o último andar aberto e pudemos apreciar a vista. Era Agosto, então bastante da parte verde que podíamos ver estava bem seca. Eu nem sei se a secura tem tanto a ver com a época do ano, sempre ouço dizer que Brasília é seco sempre. Inclusive, durante uma noite pude ver uma queimada bem grande ao longe. Como fiquei pouco tempo não pude sentir nenhum efeito sério do ar seco, apenas muito calor e muita sede. Mas embora os dias tenham sido de muito calor, as noites eram bem frias.

Vista da torre da TV

Vista da torre da TV

Cidade à noite e uma queimada no fundo. Esta foto não foi tirada do Eixo Monumental.

Cidade à noite e uma queimada no fundo. Esta foto não foi tirada do Eixo Monumental.

E aí finalmente seguimos para a catedral. Nesse dia deu tudo certo e conseguimos visitar tudo o que planejamos. Não usei o transporte público, mas ouvi falar muito mal dele. Para percorrer o eixo monumental nos dois dias usamos aquelas bicicletas do bike Brasília. Tivemos que pagar por um mês de uso, mas foi apenas dez reais, então valeu bastante a pena. Eu gostaria que tivessem essas bicicletas por aqui também, é um ótimo jeito de passear, principalmente se não tiver que enfrentar subidas muito íngremes.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

sino

Minha impressão de Brasília é que não é uma cidade em que eu moraria, é feita para carros, aquelas superquadras e auto pistas, me pareceu bem difícil não ter carro e se locomover. Claro, eu usei as bicicletas, mas elas só estão presentes no Eixo Monumental (pelo menos na época), então para sair dali teria que contar com os ônibus ou ter um carro. Sempre andei de ônibus, isso nunca foi um problema pra mim, a questão é que não me pareceu uma cidade própria para pedestres e eu sou pedestre, gosto de poder caminhar. Mas com certeza é um lugar que eu visitaria novamente e passaria mais tempo. Gostaria de conhecer melhor.

Vocês conhecem Brasília? Gostam de lá? Para me acompanhar, sigam meu Instagram e a página do Facebook. Para receber os posts no seu e-mail, só seguir o blog.

Beijos

»

  1. Eu moro aqui em Brasília. Não indico morar aqui. Só venha para morar se tiver interessada nos concursos públicos que pagam mais de 10 mil 🙂

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

