Assinatura RSS

Refletindo: se cuidar

Oi gente,

Esses dias estava pensando numa expressão super comum e usada, ‘se cuidar’.

esmalte

É bem comum a gente ouvir (ou mesmo dizer) que alguém não se cuida ou até que a gente não se cuida. Acho super importante agente se cuidar, não me entendam mal, o problema é o que essa expressão quer dizer realmente. Se cuidar está quase sempre ligado à beleza, ao nosso exterior. Ir ao salão, fazer as unhas, ir a academia, se maquiar ou retocar a raiz do cabelo.

Há quem realmente goste ou se sinta melhor fazendo todas essas coisas, mas não acho que isso é suficiente para tornar cuidado com aparência física sinônimo de se cuidar. Se cuidar pra mim deveria ser alguma coisa bem mais pessoal, se cuidar é ter cuidado com você, fazer algo para você estar e se sentir melhor. De que adianta ter as unhas lindas se por dentro estamos péssimos? Ou ter a barriga trincada, mas estar triste?

malhar

Pois é, eu acho que vale bem pouco. Claro que temos que manter a aparência o mínimo digna para o que precisamos. Não dá pra chegar de pijama no trabalho ou não tomar banho e andar cheirando mal. Em uma sociedade como a nossa, um mínimo de cuidado com sua aparência é sim fundamental. Mas não quer dizer que você precise andar com corte em dia, unhas feitas, sem raízes do cabelo à mostra, sempre magro, maquiada… Nem quer dizer que quem faça tudo isso se cuide mais do que quem não faz essas coisas.

Eu acho que devemos sim tirar um tempo pra nos cuidar, de preferência com grande frequência. Ficar um pouco sozinhos e perguntar o que precisamos, o que falta para ficar bem e se sentir cuidada. Se falta cuidar da aparência, vamos tirar um tempo pra isso, se falta ler um livro, ficar um pouco de pernas pro ar, pintar um livro de colorir ou fazer um esporte, devemos, igualmente tirar um tempo.

ler

E vamos parar de apenas julgar as pessoas que não têm a aparência que você considera ideal como quem não se cuida. Vamos tentar ficar mais atentos ao que nós precisamos e não ao que nos impõem todos os dias.

O que vocês fazem pra realmente se cuidar? Me sigam no Instagram e curtam a página do Facebook. Pra receber os posts no seu e-mail, só seguir o blog.

Beijos

Deixe um comentário

