Assinatura RSS

No poo e co-wash

Oi gente,

O low poo vocês já conhecem, então hoje venho explicar um pouco sobre no poo.

yamasterol

O nome no poo significa sem shampoo (no = não em inglês e poo vem de shampoo), ou seja, as pessoas que praticam o no poo não usam shampoo para limpar seus cabelos. Isso não quer dizer que as pessoas nunca lavem o cabelo ou tenham os fios sujos, apenas que usam outros métodos. Eu particularmente não sigo essa rotina, meu cabelo é oleoso e já tentei limpar os cabelos sem shampoo e não funcionou comigo. Talvez, se eu continuasse tentando e testando outros produtos pudesse funcionar sim, mas por enquanto estou satisfeita com o low poo.

E como é a limpeza dos fios no no poo? Nessa técnica as pessoas usam um tipo de limpeza chamado co-wash, que nada mais é do que usar o condicionador para lavar os fios. O condicionador também possui agentes limpantes, bem menos limpantes e menos agressivos do que o shampoo, mas ainda assim tiram resíduos leves. Pois é, eles não vão retirar qualquer tipo de resíduo, então temos que tomar muito cuidado com o que colocamos nos cabelos.

Quem faz low poo não pode usar sulfatos nem derivados de petróleo, certo? Pois quem faz no poo, além desses, também não vai usar certos tipos de silicone. Os silicones se dividem basicamente em dois tipos, os solúveis em água e os insolúveis. Quem faz no poo só vai poder usar silicones solúveis. Então verifique em todos os seus cremes que tipos de silicones eles têm. Na máscara, condicionador, e finalizadores não há nenhum problema ter silicones solúveis em água, mas o condicionador que você vai usar para co-wash deve ser livre de todos os silicones.

silicones insolúveis

Silicones insolúveis. Não podem estar presente em nenhum dos seus produtos.

Então não basta pegar o condicionador do seu box e sair lavando o cabelo com ele e dizer que faz no poo, tem que prestar atenção se nesse condicionador não tem derivados do petróleo e também silicones.

algo

Silicones solúveis. Podem estar presentes em todos os seus produtos com exceção do condicionador que você vai usar para fazer co-wash.

É uma lista bem extensa, então sugiro que você salve no seu celular (ou escreva num papel e deixe na carteira) pra você poder sempre consultar quando for comprar. Se achar mais fácil, procure listas de produtos liberados pra no poo na Internet.

garnier

Algumas pessoas que fazem no poo às vezes sentem a necessidade de uma limpeza mais profunda, nesse caso existem algumas substâncias que você pode acrescentar ao seu condicionador para potencializar a limpeza. Algumas pessoas acrescentam bicarbonato de sódio que é eficiente para retirar silicones solúveis em água. Outras pessoas acrescentam anfótero (Cocamidopropyl betaine/ cocobetaine), uma substância presente na maioria dos shampoos sem sulfato que você pode comprar separado e adicionar no seu condicionador. O anfótero serve para limpar todo tipo de silicone, tanto solúveis quanto insolúveis.

Mas o método de lavagem do co-wash não serve apenas para quem faz no poo. Muitas pessoas que fazem low poo também fazem co-wash para espaçar as lavagens com o shampoo sem sulfato. Quem faz low poo não pode substituir por completo as lavagens com co-wash, pois como ainda usam silicones insolúveis em água, precisam do shampoo para realmente limpar os cabelos, a não ser que o co-wash seja feito com anfótero.

johnsons baby

Para fazer o co-wash você deve encharcar os cabelos de água, passar o condicionador sem silicone na raiz, colocar mais um pouco de água e depois esfregar suavemente o condicionador no couro cabeludo, como se estivesse lavando com shampoo. Aí retira todo esse condicionador e pode aplicar sua máscara, condicionador e/ ou finalizador.

Assim como o low poo, antes de iniciar a técnica é necessário lavar os cabelos uma última vez com shampoo com sulfato. Depois dessa lavagem você não deverá usar mais nenhum produto com derivados de petróleo nem silicones insolúveis.

haskell ncw

O no poo é bem mais restrito e é um pouco mais difícil encontrar produtos liberados, mas cada vez mais as marcas estão se atentando para esse público. É uma técnica que pode dar certo em qualquer tipo de cabelo, mas a maior parte dos usuários possui cabelos cacheados ou crespos que costumam ser naturalmente mais ressecados.

Espero que tenham gostado de conhecer a técnica. Todos os produtos que aparecem no post são liberados para no poo (e também para low poo). Me sigam no Instagram e curtam a página do Facebook. Para receber os posts no seu e-mail, basta seguir o blog.

Beijos

Anúncios

»

  1. Co-wash deixa meu cabelo lindo lindo, nem preciso hidratar, faço com Yamsterol ❤
    https://meioenrolada.wordpress.com/

    Curtir

    Responder
    • Eu tentei com yamasterol, até limpou bem de leve, mas ficou parecendo cabelo que tá na hora de lavar. acho que vou testar com o stop queda um dia. Bjos

      Curtir

      Responder
  2. Pingback: Neutrox clássico | Isso, aquilo e tal

  3. Pingback: Shampoo Eh! – Volume de dar inveja | Isso, aquilo e tal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: