Assinatura RSS

Passeando: ilha do Campeche

Oi gente,

Hoje vim contar sobre um passeio que fiz em Janeiro aqui em Floripa, à ilha do Campeche.

campeche 1

Campeche é uma praia por aqui no sul da ilha de Florianópolis e na frente dela tem uma ilha, a ilha do Campeche. É um lugar muito lindo, um passeio que vale a pena fazer se você estiver disposto a gastar um pouco de dinheiro. Pois é, não é um passeio barato, pois envolve a ida de barco. Dá pra chegar nessa ilha a partir de três pontos: da praia do Campeche, da Barra da Lagoa ou da praia da Armação, eu fui a partir desse último. O passeio de barco até a ilha dura mais ou menos meia hora e custa R$60,00 por pessoa.

campeche 5

Da armação os barcos começam a sair de manhã e saem até as 14h. Cada barco vai até a ilha e volta seis horas depois, você deve ir e voltar com o mesmo barco, a não ser que haja alguma emergência. No dia que eu fui estava um dia muito bonito, muito sol e bem quente. Como não é um passeio barato, acho que não vale a pena ir a não ser que o dia esteja realmente bonito e quente.

Chegando na ilha você pode ficar lá livremente por seis horas aproveitando a praia e a natureza. Lá eles oferecem algumas atividades, algumas caminhadas guiadas e também prática de mergulho com snorkel. Essas atividades são pagas a parte, o preço da caminhada depende do passeio mas, se não me engano, fica entre R$10,00 e R$15,00 por pessoa. O mergulho já é mais caro, não me recordo exatamente o preço nem consegui achar na Internet.

campeche 3

Quando fui fiz ambas as atividades, uma trilha que permitia caminhar um pouco pela floresta, ter acesso a vistas lindas e também conhecer inscrições rupestres de povos primitivos. As inscrições foram feitas diretamente na pedra, como um entalhamento, não como uma pintura, se diferenciando bastante das inscrições que eu já conhecia. O mergulho é voltado para iniciantes, há, inclusive, um período de adaptação (uns 15 minutos) na parte rasa da praia. Eles fornecem todo o material, máscara, snorkel, roupa de neoprene e pé de pato. No dia em que fui a visibilidade embaixo d´água não estava tão boa, 3m. Eu acho que é uma experiência legal, principalmente se você nunca mergulhou, mas não é imperdível nem extremamente especial. É um mergulho em grupo onde a maioria das pessoas são iniciantes. Parece que há também a possibilidade de mergulhar com cilindro, mas não sei dar maiores informações sobre esse passeio.

A praia é muito linda e, mesmo que você passe as 6h apenas aproveitando o mar e a vista vale muito a pena. É possível encontrar lugares sombreados para evitar o sol forte em um período tão longo. Há também dois restaurantes, os preços são justos (lembrando que estamos em uma ilha pouco habitada), mas eu aconselharia você a levar um lanche se puder. Existem ainda muitos quatis na ilha, eles se alimentam dos restos de comida, o que não faz bem a eles, então se recomenda que ninguém alimente eles. Também não é recomendado encostar tocar ou se aproximar dos quatis, embora possam parecer inofensivos, são animais selvagens e podem atacar.

campeche 2

É um passeio lindo demais e eu recomendo muito, mas apenas no verão, a água do sul de Floripa é bastante fria, então fora de temporada seria bem difícil aproveitar. Na verdade não tenho nem certeza se esse passeio funciona fora da alta temporada. A ilha do Campeche é um local de preservação ambiental com entrada controlada, há um número máximo de visitantes por dia, recomendo chegar cedo ao ponto de partida escolhido.

campeche 4

Inscrições rupestres

Para me acompanhar fora do blog e ficar conhecendo meus passeios ao vivo, siga meu Instagram. Curta também a página do Facebook e, para receber os novos posts no seu e-mail, siga o blog.

Beijos

»

  1. Que lugar lindo. Mesmo sendo carinho vale a pena deixar as cuecas nesta viajem kkkk. Parabéns pelo blog. Estou te seguindo, caso queria conhecer meu blog aqui está: mamaedonadecasa.wordpress.com um beijo:)

    Curtir

    Responder
  2. Pingback: Passeando – entre o Gravatá e a Joaquina | Isso, aquilo e tal

Deixe um comentário

