Assinatura RSS

Aplicativo: Calibre

Oi gente,

Já falei por aqui do Kobo e como gosto dele. Além de ser muito mais confortável do que ler no computador, ele é bem pequeno e portátil (vantagem que não serve se você tem um tablet).

calibre 0

Então eu não uso o Kobo apenas para ler livros, mas também para outros textos. O problema da maioria dos textos (e também de alguns livros que conseguimos baixar na Internet) é: não estão em Epub. A maior parte dos textos que pego na Internet estão em PDF e o problema desse formato é que o Kobo interpreta cada página, não como texto, mas como imagem. Em imagem não é possível aumentar a letra, marcar trechos ou fazer comentários.

Por isso, assim que comprei o Kobo, baixei, gratuitamente, o programa Calibre. O Calibre tem basicamente duas funções, converter arquivos e ler Epub. Sim, ele funciona como um leitor de ebook no seu computador. Eu confesso que muitas vezes, pela praticidade, leio livros no computador, ou então inicio a leitura, depois passo pro Kobo e termino por lá. Pois bem, então o calibre te permite abrir os arquivos em Epub no computador. Mas, além disso, ele é também um conversor.

Então é possível abrir um arquivo em PDF e converter para Epub. Pronto, o arquivo terá o formato perfeito para ser lido pelo seu Kobo. Além do PDF e do Epub, o Calibre trabalha com diversos outros formatos, como o Mobi (formato do Kindle), e outros que, a maioria, eu desconheço (AZW3, FB2, HTMLZ, LIT, LRF, PDB, PMLZ, RB, RTF, SNB, TCR, TXT, TXTZ, ZIP). O processo é bem simples e não demora muito.

Pra saber como converter, só seguir as fotos e ler as legendas, clica que a foto aumenta.

calibre 1

Primeira coisa a fazer, abrir o calibre e adicionar o livro que quer converter.

calibre 3

Depois de escolher o arquivo a ser convertido espera alguns momentos para ele abrir e clica em converter.

calibre 4

Aí vai abrir uma janela e lá você pode configurar algumas coisas, navegue pelas abas para escolher o que quer fazer. O mais importante é definir o formato para o qual o arquivo vai ser convertido. Eu sempre coloco também o nome do autor e do livro (nem sempre vem correto) e aproveito para adicionar uma capa (costumo buscar a imagem da capa no Google mesmo) e aperta ok.

calibre 5

Aí ele vai voltar para a tela anterior e vai aparecer o número de tarefas a serem executadas, quando esse número voltar a zero, todos os seus livros estão convertidos. Só falta salvar. Vai em salvar no disco e escolhe a pasta onde seu novo arquivo deve ficar.

Ele vai salvar uma pasta com o arquivo original (no caso PDF), a imagem da capa que eu usei, o novo arquivo em Epub e um arquivo em OPF que não sei do que se trata. Eu fico apenas com o Epub e jogo o resto fora.

Como eu disse no outro post, livros convertidos não ficam idênticos aos já feitos em Epub, a cada quebra de linha do PDF teremos um novo parágrafo no Epub. É possível mexer nisso no Calibre, mas aí perdemos também os parágrafos e o livro será um texto único, eu prefiro não mexer.

Com o Calibre posso ler qualquer texto que está em PDF no Kobo, isso facilita muito a minha vida.

Para me acompanhar ao vivo, me siga no Instagram (@juliakubrusly) e curta a página do Facebook. Para receber os posts novos no seu e-mail siga o blog.

Beijos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: