Assinatura RSS

Entendendo a numeração das tintas de cabelo

Oi gente,

A primeira vez que pintei o cabelo eu já tinha 21 anos e não entendia nada de tintas de cabelo.

laranja

Eu queria um ruivo, um ruivo avermelhado e não muito aceso. Fui na farmácia, olhei as opções e acabei escolhendo uma. Escolhi pela foto da caixinha mesmo. Alguns meses depois eu descobri que, bem mais importante que a foto era o número escrito.

Pois é, aquele número não está ali a toa, ele indica a cor da tinta. Mas olhar a foto é tão mais fácil, por que aprender a entender os números? Porque os números são bem mais precisos. A foto vai indicar um resultado esperado, mas, em geral, aquele não vai ser o resultado real no seu cabelo. Mas com os números você vai entender realmente o que está passando no cabelo.

Em geral os números possuem um ponto, por exemplo, existe a cor 6.0, 8.4 ou 9.3. O número antes do ponto pode ir de 1 a 12 e indica o quão clara ou escura é a cor escolhida. O 1 é a cor mais escura (preto profundo) e o 12 a mais clara (louro ultra claríssimo). Algumas marcas não colocam esse ponto, mas de qualquer jeito, o primeiro número (ou dois primeiros números no caso de tintas 10, 11 ou 12) indicam a tonalidade, preto, castanho ou louro.

cor de cabelo

Dá pra ver que esse padrão é um pouco mais escuro do que o que a gente está acostumado. Olha pro número 6, ele é chamado de louro escuro, mas pra gente ainda é castanho, né? O castanho escuro, 3, na prática fica preto (mas um preto mais natural, menos intenso que os tons 1 ou 2. Então recomendo que você compre a tinta um número a mais em relação ao resultado que você espera. Se quer um castanho escuro, ao invés de escolher o 3 (castanho escuro), pega o 4 (castanho médio), se quer um louro médio, compra o 8 (louro claro) e não o 7 (louro médio).

Ótimo, temos aí os cabelos pretos, castanhos e louros. Cadê os ruivos? Os ruivos não são uma tonalidade, mas um reflexo. Um ruivo pode ser bem escuro ou bem claro, mas todos têm o reflexo mais vermelho ou laranja. Aí que entra o número após o ponto, eles indicam o reflexo, a nuance. Por exemplo, existem diversos tipos de louros, aqueles com reflexo acobreado, avermelhado, dourado, acinzentado… São os números após o ponto que vão definir qual o reflexo.

Pode acontecer também da tinta ter dois números após o ponto, 6.35 ou 7.44, por exemplo. O primeiro número indica o reflexo principal, o segundo, o reflexo secundário, mais fraco. Se o número se repete (como em 7.44), indica que o reflexo é mais forte, intenso. Olha o que cada número significa.

reflexos

Os números dos reflexos muitas vezes mudam de acordo com a marca, então recomendo que você olhe no site ou na descrição das tintas para ter certeza. A marca Igora, por exemplo, usa o número 7 para reflexos acobreados. Algumas marcas usam também o número 9 para reflexos esverdeados ou mate.

Agora achou os ruivos? Estão nos reflexos acobreados (ruivos mais laranjas, mais naturais), avermelhados (tipo Ariel, a pequena sereia) ou acaju (em geral nas cores mais escuras, muitas vezes o reflexo fica quase roxo).

Então, quando pegamos uma tinta na farmácia ou perfumaria olhamos os números, a tinta 6.0 é um louro escuro natural, pois 6 é louro escuro e 0 é sem reflexo, natural. A cor 8.4 é um louro claro acobreado, já que o 8 é o louro claro e o reflexo 4 é acobreado. Um 3.55 é um castanho escuro acaju intenso, já que o reflexo acaju aparece repetido. Essa cor, 3.55 vai ter um reflexo mais intenso do que uma 3.5 (castanho escuro acaju). O 9.34 é um louro muito claro dourado acobreado, o reflexo dourado é mais forte que o acobreado. Já um 9.43 é o oposto, um louro muito claro acobreado dourado, o reflexo acobreado fica mais forte.

No início parece um pouco confuso, se precisar, salve as figuras para consultar sempre, mas com o tempo você vai se acostumando e aprendendo.

Não se esqueçam de me acompanhar no Instagram (@juliakubrusly), curtir a página do Facebook e seguir o blog assim vocês recebem todos os posts novos direto no e-mail.

Beijos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: