Assinatura RSS

Fotografia – Filtro polarizador

Publicado em

Oi gente,

Hoje quero mostrar um acessório bem legal para suas fotografias, o filtro polarizador.

polarizador

É um acessório que funciona principalmente em câmeras DSLR, que trocam a lente, mas, em alguns casos, podem funcionar também para as compactas. O polarizador é um tipo de filtro, os filtros são esses círculos de vidro que encaixam na ponta da lente, existem diversos tipos e cada um tem uma função. O polarizador é, obviamente, feito com um vidro polarizado que muda a forma como a luz chega na câmera.

Ele tem dois anéis em volta do vidro, o primeiro é o que você rosqueia na lente, então fica fixo, e o segundo é onde está preso o vidro. Esse segundo anel gira em relação ao primeiro e, girando o vidro, podemos mudar a forma como a luz incide na foto, se vai ser polarizada ou não. Normalmente os raios de luz refletem nas superfícies e entram em todas as direções, com o polarizador ajustamos o ângulo de incidência da luz.

polarizador mickey

O filtro polarizador é muito útil principalmente em dois casos, para tirar fotos de superfícies que têm reflexos, como o vidro, água ou lugares molhados e para aumentar o contraste em ambientes muito iluminados, principalmente dias de céu azul e muita luminosidade. Usando o polarizador podemos intensificar o azul do céu, por exemplo.

O filtro, como define a incidência de luz, acaba diminuindo a luminosidade da foto, podendo dar mais definição em objetos muito claros, como a areia da praia ou as nuvens do céu. Pode acontecer também de mudarem um pouco a temperatura da foto, tornando ela mais amarelada ou mais azulada.

montagem céu

Foto 1 sem polarizador, foto 2 com polarizador. Observe a cor do céu e o contraste com as nuvens.

É importante lembrar que esse filtro é mais um vidro na frente da sua lente e acaba escurecendo a foto. Como em geral usamos o filtro em locais bem iluminados isso não é nenhum problema, basta diminuir a velocidadeabertura (no caso, diminuir o f, colocar no número mais baixo), ou aumentar o ISO. Quando for tirar foto em um ambiente mal iluminado eu recomendo retirar o filtro para captar mais luz.

água

Foto 1 sem polarizador, foto 2 com polarizador. Na foto 2 a água quase não tem reflexo e podemos ver o fundo da Lagoa.

Para comprar um filtro desses é bem importante você ver quantos milímetros tem a sua lente e comprar o filtro de acordo, pois cada lente tem um tamanho diferente, é normal que um filtro não se adapte a duas lentes. Se você tem várias lentes e quer filtros polarizadores para todas elas é mais interessante (e economiza dinheiro) comprar um filtro que seja adequado para a sua maior lente (ou para a maior lente que você pretende comprar no futuro) e comprar adaptadores para as lentes menores. Claro que quanto maior o filtro, mais caro ele será, mas ainda é melhor do que comprar um para cada lente.

carro

Foto 1 sem polarizador, foto 2 e 3 com polarizador. Na foto 2 coloquei o polarizador para aumentar os reflexos, rodando em outra direção os reflexos praticamente somem (foto 3). Clica na foto que aumenta.

Mais uma vez, o polarizador é uma nova camada de vidro na frente da sua lente, é importante que você preste atenção na qualidade do filtro. Não adianta nada ter uma lente ótima e comprar um filtro vagabundo, a qualidade da imagem não vai se manter.

Certamente já existem kits com lentes polarizadoras para celulares também, não sei como funciona, mas pode ser um jeito bem interessante de testar esse acessório. Outro jeito possível, caso você já tenha acesso a um filtro, mas ele não se encaixe na sua compacta, é colocar na frente da lente e fazer experimentos. Claro que a qualidade não vai ser igual, mas pode ser uma experiência legal. Só não acho que valha a pena comprar um filtro só pra isso.

Você já usou o filtro polarizador? Se tiverem fotos com ele, postem no instagram e me marquem (@juliakubrusly). Sigam também a página no Facebook e, para receber todas as novidades direto no seu e-mail, se inscrevam no blog.

Beijos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: