Assinatura RSS

Meus cuidados com o cabelo

Oi gente,

Quero contar pra vocês como eu montei o meu cronograma.

meus cuidados com os cabelos

Eu era uma pessoa que não cuidava nada do cabelo, passava shampoo, condicionador e só. Aí comecei a pintar e decidi mudar isso. Foi então que ouvi falar do cronograma capilar, lembro que na época meus cabelos estavam como na segunda foto, médios e virgens, eu estava me preparando para virar a ruiva laranjinha da quarta foto. No início pensei: poxa, não faço hidratação com um produto, vou fazer com três? Mas, surpreendentemente, não tive problemas, principalmente porque os produtos agem em três ou cinco minutos, não mudei quase nada a minha rotina de banho. Na verdade o que eu mudei é que faço uma pequena massagem nos fios pro produto penetrar melhor.

A primeira tabela que tive acesso foi aquela que mostrei no último post da série:

Semana 1 Hidratação Hidratação Nutrição
Semana 2 Hidratação Hidratação Nutrição
Semana 3 Hidratação Hidratação Reconstrução

Mas eu lavava os cabelos todos os dias por causa da oleosidade, então adaptei esse calendário pra minha rotina. Como lavava os cabelos todos os dias, cronograma todos os dias. Duas hidratações e uma nutrição, sempre repetindo esse processo. No dia primeiro de cada mês fazia uma reconstrução e uma vez por semana fazia umectação. Usava azeite de oliva extra virgem mesmo, passava de noite, dormia com o azeite e, no dia seguinte de manhã, fazia uma nutrição. Aí embaixo fiz a simulação do meu cronograma por um mês.

01 R 02 N 03 H 04 H U 05 N 06 H 07 H
08 N 09 H 10 H U 11 N 12 H 13 H 14 N
15 H 16 H 17 N 18 H 19 H U 20 N 21 H
22 H 23 N 24 H 25 H U 26 N 27 H 28 H
29 N 30 H 31 H U

R = reconstrução; N = nutrição; H = hidratação; U = umectação (a U faço logo antes de dormir, não no banho).

Comecei com produtos prontos de hidratação, nutrição e reconstrução, máscaras fáceis de encontrar em qualquer farmácia. A cada produto que acabava comprava um novo pra testar, assim fui escolhendo meus preferidos. Com essa experimentação toda descobri que meus cabelos gostam mesmo é de hidratação. Sempre fiz nutrição e umectação com frequência, mas ele fica macio e gostoso na hidratação. Descobri também que, com uma reconstrução por mês, meus fios já ficavam meio rígidos, eu gostava, ficavam mais encorpados, mas era suficiente.

Essas são as máscaras que já usei no meu cabelo. Ele se adapta muito bem aos cremes de hidratação, mas o Yamasterol puro é bem fraquinho, fica ótimo se usar batizado. Para Nutrição gostei mesmo do Discipline Liss. Reconstrução eu fazia só uma vez por mês, então não tive problemas. A fórmula do RMC é muito melhor do a que a do Elseve, mas no cabelo virgem os dois eram bons.

Essas são as máscaras que já usei no meu cabelo. Ele se adapta muito bem aos cremes de hidratação, mas o Yamasterol puro é bem fraquinho, fica ótimo se usar batizado. Para Nutrição gostei mesmo do Discipline Liss da Amend. Reconstrução eu fazia só uma vez por mês, então não tive problemas. A fórmula do RMC é muito melhor do a que a do Elseve, mas no cabelo virgem os dois eram bons.

A oleosidade excessiva do meu cabelo me incomodava, eu precisava lavar meus cabelos todos os dias. Decidi que ia tentar mudar isso e comecei a lavar os cabelos três vezes por semana. No início era terrível, no segundo dia só conseguia usar o cabelo preso, coque e trança viraram meus melhores amigos. Com o tempo meu cabelo foi se acostumando e ficando cada vez menos oleoso. Claro que não dá pra comparar o cabelo recém saído do banho com aquele dois dias depois, mas melhorou demais.

Aí comecei com as transformações capilares, decidi virar ruiva. O processo foi meio tenso, de repente conto em uma outra ocasião, mas consegui o sonhado laranjinha. Achei que, pelo cabelo estar tingido, ia precisar mudar meu cronograma, mas não, ele continuou preferindo a hidratação. Acho que foi nessa época que comecei os batismos. Meus primeiros batismos foram de hidratação no creme Yamasterol com Bepantol líquido e glicerina líquida.

Voltei ao cabelo virgem e depois decidi tentar o platinado dos meus sonhos. Consegui sem muitos danos e, surpreendentemente, o cabelo continuava amando hidratações. Mas aí comecei a perceber uns poucos fios quebrados e fui perguntar pra minha cabeleireira. Ela me disse para suspender as hidratações e focar em nutrição e reconstrução. E é o que tenho feito até hoje, não faço mais hidratações, são duas nutrições para uma reconstrução. Depois disso passei por cabelos elásticos e um pequeno corte químico, mas conto como recuperei em outro momento.

Atualmente para mim todas as semanas são iguais, nutrição segunda e quarta e reconstrução na sexta. Ainda não notei meus cabelos rígidos demais, mas vejo que estão bem mais fortes, quebrando bem menos.

1ª lavagem (2ª feira) 2ª lavagem (4ª feira) 3ª lavagem (6ªfeira ou Sábado)
Nutrição umectação Nutrição Reconstrução
meus cremes atuais

1 Yamasterol amarelo, meu creme base; 2 óleo de coco; 3 óleo de argan; 4 queratina líquida da Bioextratus; 5 queratina hidrolisada da Novex; 6 Super óleo 8 da Garnier, meu finalizador; 7 potinho para fazer meus batismos. Se quero uma nutrição misturo o 1 com o 2 ou 3; se quero reconstrução uso o 5 e depois o 1 com o 4, ou só 1 e 4. Para finalizar, 6.

Hoje em dia, por ter a maior parte do cabelo ainda frágil com tantas descolorações, mantenho nutrições, umectações e reconstruções. Atualmente estou usando quase que apenas produtos batizados, minha umectação é com óleo de coco ou argan extra virgem, minha base de creme é o Yamasterol amarelo. Para nutrição acrescento algumas gotas de um dos óleos, para reconstrução umas gotas de queratina líquida. Uso também a queratina hidrolisada da Novex, passo no cabelo todo, deixo alguns minutos, depois passo a máscara e enxáguo normal.

Embora platinado, meu cabelo continua macio e bonito. Estou esperando crescer e sair a parte loira, aí volto a fazer hidratações.

Quais seus produtos preferidos? Não esquece de curtir a página no Facebook e me seguir no Instagram.

Beijos

»

  1. Amei mesmo, só com produtos bons e baratinhos. Queria disposição e tempo para fazer cronograma de novo..

    Curtir

    Responder
    • Às vezes bate uma preguiça, mas lembro do bem que faz pro meu cabelo e faço. Na verdade pra mim passar só condicionador ou máscara batizada faz bem pouca diferença no tempo de banho. Que bom que gostou, bjos

      Curtido por 1 pessoa

      Responder
  2. Amei os produtos, eu também faço cronograma capilar. Eu abuso muuuuito de hidratações caseiras, eu amo *-*

    Curtir

    Responder
  3. Pingback: Low poo | Isso, aquilo e tal

  4. Pingback: Atualizando meu cronograma capilar | Isso, aquilo e tal

Deixe um comentário

