Assinatura RSS

Cronograma capilar – Reconstrução

Oi gente,

Finalmente hoje vamos falar da terceira etapa do cronograma capilar, a reconstrução.

foto 1 reconstrução

Reconstruir é repor no seu cabelo as proteínas que ele perdeu, repor massa. Se um cabelo não passa por grandes transformações químicas e é bem tratado, essa perda será bem pequena, mas o uso de químicas, principalmente a descoloração, faz com que ele perca bastante massa e precise de reposições mais frequentes.

O componente principal da reconstrução costuma ser a queratina, mas outras proteínas e aminoácidos também são usados. É uma etapa recomendada, principalmente, para quem tem cabelos com química, cabelos elásticos e pra quem percebe que os fios estão mais finos do que o normal, que perderam massa. Cabelos porosos e quebradiços também precisam de reconstrução.

foto 2 reconstrução

Mais uma vez, para saber quais são os cremes reconstrutores você pode recorrer a listas da Internet, ler os rótulos buscando queratina, arginina, proteínas hidrolisadas, creatina, cisteína, colágeno, proteína do trigo ou da soja, etc. ou preparar seu próprio creme. Pra essa última opção a reconstrução é a mais difícil de fazer, porque não encontramos muitos produtos reconstrutores para comprar em separado. Eu costumo usar queratina líquida mesmo, mas sei que dá pra usar colágeno em pó também.

Para cremes prontos não existe uma regra da função de cada máscara, muitas vezes ela depende do cabelo de cada um. A Bioextratus Shitake, por exemplo, está na lista de nutrição e de reconstrução também. Para você saber em qual etapa ela se encaixa para você, tem que ver o efeito que faz nos seus cabelos. Se ficarem mais macios e suaves, hidratação; mais pesados, sedosos e definidos, nutrição; mais encorpados, resistentes e até meio duros, reconstrução.

DSC_0002

O problema da reconstrução é que, se feito em excesso, pode causar problemas, o fio pode ficar rígido demais e quebrar por falta de elasticidade. Então se seu cabelo não tem danos profundos faça reconstruções bem espaçadas, uma vez por mês, por exemplo. E se seu cabelo começar a ficar rígido demais, espace ainda mais e capriche nas nutrições para dar flexibilidade e hidratações para maciez.

Pronto, agora você conhece todas as etapas, semana que vem vou contar para vocês como foi minha experiência e como montei meu cronograma. Mas vou deixar aí embaixo uma tabela básica do cronograma. É uma tabela básica pra você experimentar todas as etapas e, vendo o que se adapta melhor a você, montar a sua personalizada. Claro que, dependendo das químicas utilizadas ou do seu tipo de cabelo, o cronograma deve ser sempre modificado e atualizado.

Semana 1 Hidratação Hidratação Nutrição
Semana 2 Hidratação Hidratação Nutrição
Semana 3 Hidratação Hidratação Reconstrução

 Esse esquema conta com três lavagens semanais do cabelo. Se você lava mais vezes pode adaptar mantendo essa ordem nas suas lavagens (só cuidado com o excesso de reconstrução, se seu cabelo não tiver extremamente danificado e elástico, não faça reconstruções a cada semana, espere 15 dias entre elas no mínimo), ou fazer o cronograma três vezes na semana e nas outras vezes lavar seu cabelo normal.

Beijos

Anúncios

»

  1. Eeeeee! Passou curtinha as informações informações. Ameiiiiii!!!

    Curtir

    Responder
  2. Passar um creme hidratante depois, com ph baixo só melhora a reconstrução e o aspecto do cabelo. Ótimo post, bem informativo 😀

    Curtir

    Responder
  3. Pingback: Meus cuidados com o cabelo | Isso, aquilo e tal

  4. Pingback: Saga: cabelo platinado | Isso, aquilo e tal

  5. Pingback: Low poo | Isso, aquilo e tal

  6. Pingback: Neutrox clássico | Isso, aquilo e tal

  7. Pingback: Atualizando meu cronograma capilar | Isso, aquilo e tal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: