Assinatura RSS

Fotografia – Qual câmera eu compro? Parte III

Oi gente,

Semana passada falei que ia indicar mais alguns sites pra ajudar vocês a decidir qual câmera comprar. O problema é que a maioria dos sites de resenhas e avaliações é em Inglês.

eu

Não existe um guia ideal de como escolher sua cãmera, mas eu começaria pelo DP Review para escolher algumas opções. Depois olharia os preços e especificações da câmera. Todo mundo sabe que comprar nos EUA vai sair bem mais barato (mesmo com o dólar em alta), pra ter noção dos preços por lá eu olho na BH Photo & Video. É bom que lá já tem as especificações da câmera também. Se você for viajar, essa é uma loja que tem muita coisa, é incrível, mas se for comprar por aqui mesmo, confere os preços nas lojas brasileiras. A minha eu comprei em uma loja em Ciudad del Este, no Paraguay, a Monte Carlo, dá pra pedir orçamento lá no site deles e consultar o estoque.

Pra achar as especificações em Português eu sugiro vocês procurarem o site da marca da câmera mesmo e também o site câmera versus câmera que vai te dar as especificações e comparar câmeras. Depois sugiro olhar resenhas, você pode colocar no Google o nome da câmera seguido da palavra resenha ou no Youtube para resenhas em vídeo. O canal zona da fotografia também faz resenha de diversas câmeras DSLR em vídeo, mas tem vários outros canais, inclusive de compactas e celulares.

“Escolhi minha câmera, as especificações são boas para o que eu quero, mas tenho medo de não gostar da imagem”.Usa o Flickr. Coloca na busca do Flickr o nome da câmera que você quer pesquisar e vai ver fotos tiradas com ela. Eu, quando faço essa busca, sempre presto atenção se tem fotos internas e como é a qualidade. Fotos com boa iluminação toda câmera faz, o problema costuma ser quando temos pouca luz.

Fotos do flickr tiradas com a câmera compacta Nikon Coolpix P330.

Fotos do flickr tiradas com a câmera compacta Nikon Coolpix P330.

Se você sabe Inglês, Tem o site DxOMark com resenhas de lentes e câmeras, tanto câmeras DSLR quanto compactas. Equipamentos muito novos demoram um pouco a aparecer por lá, mas é só ter um pouco de paciência ou procurar em outros lugares. De qualquer jeito, por ser um investimento grande, é sempre melhor pesquisar bastante e ter muita paciência. Tem também os canais Matt Granger e Michael the mentor voltados mais para fotografia e Philip Bloom e Dave Dugdale com foco em vídeos. Tem também o site Learning cameras, também voltado para vídeos. Assistir resenhas em vídeo é bom para “ver ao vivo” o desempenho da câmera.

Meu irmão indicou também o blog eos hd, mas, como qualquer blog, tem que ver se o ponto de vista do cara combina com o que você quer. Tem também o site Kenrockwell, com resenhas de câmeras e lentes, mais uma vez é bom ver se a opinião dele combina com você. Não é só porque um blogueiro disse que aquela câmera não presta que ela realmente é ruim para você. Sempre vão existir diversas opiniões e você tem que ver o que mais se encaixa no que você quer. Se, por exemplo, eu perguntar para um fotógrafo o que ele pensa da Nikon 5100 (minha câmera), é bem provável que ele fale mal. Claro, não serve para o trabalho dele, mas para mim é perfeita.

Fotos do flickr tiradas com a câmera DSLR Nikon 5100.

Fotos do flickr tiradas com a câmera DSLR Nikon 5100.

Se você souber o que está procurando e pesquisar bem antes de comprar, as chances de ficar feliz com sua compra são muito altas. Com esse post encerro a primeira série de fotografia do blog. Claro que ainda escreverei bastante sobre o assunto, mas por enquanto, não mais semanalmente.

Beijos

Deixe um comentário

