Assinatura RSS

Cronograma capilar – Nutrição

Oi gente,

Mais um post de cronograma capilar, vamos hoje falar do segundo tipo de creme que podemos usar para tratar os cabelos, cremes de nutrição.

foto 1

Produtos nutritivos

Nutrição é a reposição de lipídios nos cabelos e essa reposição é feita, na maior parte das vezes, com gordura vegetal, ou seja, principalmente óleos e manteigas vegetais. Procura nos rótulos nomes de plantas seguidos de oil ou butter. Algumas pessoas usam também gordura animal, como leite, creme de leite e tutano.

A nutrição é bem indicada para cabelos que estão porosos ou com muito frizz. Essa etapa ajuda a reduzir o volume, definir cachos e melhorar aquelas pontas secas e espigadas. Os óleos e manteigas deixam os cabelos mais pesados, por isso, menos volumosos. Se você acha que seu cabelo poderia ter um caimento melhor, experimenta a nutrição. Em geral, pessoas com cabelos cacheados se dão muito bem com essa etapa e usam óleos, tanto nos cremes, quanto para finalizar o cabelo. No mercado existem vários óleos finalizadores, mas você pode também optar por usar óleos naturais.

Exemplos de cremes de nutrição

Exemplos de cremes de nutrição

Assim como na hidratação, para achar cremes que são nutritivos você pode procurar listas na Internet, ler os rótulos buscando nomes de vegetais seguidos de butter ou oil ou montar seu próprio creme nutritivo, que é o que eu faço atualmente.

E o que eu acrescento no meu creme básico? Óleos e manteigas, claro. Eu gosto muito de óleo de coco, argan ou oliva (azeite extra virgem). Só toma cuidado quando for comprar seu óleo, para ver se ele é puro mesmo, está cheio de “óleos” no mercado que na verdade são silicone puro, que não vão realmente tratar seu cabelo. Os meus óleos eu comprei na Internet mesmo e o azeite é o mesmo que uso na comida. Pego o creme que vou usar e acrescento um pouco de óleo. A quantidade vai depender muito do seu cabelo, eu uso bem pouco porque, como disse no outro post, meu cabelo é fino e oleoso, se usar muito ele fica pesado demais.

Outra coisa que podemos fazer na etapa na nutrição é a umectação. Umectação é você pegar bastante óleo (e aí tem que ser óleo puro, extra virgem, não pode ser composto) e passar no cabelo, principalmente nas pontinhas. É pra encharcar mesmo. O cabelo fica sim muito oleoso, com aquela cara de bem sujo, mas é essa a ideia. Aí você deixa o óleo bastante tempo no cabelo, no mínimo 1h, e depois toma seu banho normal, shampoo e creme de nutrição. Essa prática melhora muito o aspecto do cabelo, principalmente as pontas. Eu costumo passar o óleo antes de dormir e deixar agindo a noite toda. Na manhã seguinte lavo os cabelos.

Meus produtinhos para nutrição: creme Yamasterol, óleo de argan, óleo de coco e óleo super 8 Garnier

Meus produtinhos para nutrição: creme Yamasterol, óleo de argan, óleo de coco e óleo super 8 Garnier

A nutrição não é tão leve quanto a hidratação, então é melhor para cabelos naturalmente mais secos e frágeis ou com danos leves. Mas se você fizer nutrição demais não vai acontecer nada grave, seus cabelos vão ficar pesados e mais oleosos, não com a oleosidade natural da raiz, mas com o comprimento oleoso também. É só lavar e espaçar mais as nutrições que resolve. Nos meus cabelos virgens, por exemplo, eu fazia uma nutrição a cada três lavagens mais ou menos, mas cada um deve regular de acordo com seus cabelos.

Compartilha nos comentários se você tiver algum outro creme de nutrição para indicar.

Beijos

»

  1. Pingback: Saga: cabelo platinado | Isso, aquilo e tal

  2. Pingback: Low poo | Isso, aquilo e tal

  3. Pingback: Neutrox clássico | Isso, aquilo e tal

  4. Pingback: Atualizando meu cronograma capilar | Isso, aquilo e tal

Deixe um comentário

