Assinatura RSS

Fotografia – Qual câmera eu compro? Parte II

Oi gente,

Mais um post de fotografia. Agora que já sabemos qual tipo de câmera mais se encaixa no que queremos, vamos ver como escolher o melhor modelo.

foto 2

Vou contar um pouco como eu escolhi a minha câmera. Eu tinha a Sony Cybershot DSC-P200 e, apesar de ter todos os controles manuais, tinham muitas coisas que eu sentia falta. Eu sentia falta principalmente de duas coisas: mais possibilidades de abertura, porque ela só tinha dois valores possíveis, e mais desempenho de ISO, ela só tinha as possibilidades ISO 100, 200 e 400, sendo que a qualidade do ISO 400 era muito ruim.

Outras coisas mais secundárias, eu sentia falta de um visor para colocar o olho e ver exatamente o que eu estava focando, principalmente para dias de sol, sentia falta de um plano mais aberto (ela começa em 42mm) e de mais zoom.

Foi aí que conheci o site DP review. Ele é todo em inglês, mas ajuda demais. Lá tem resenhas, especificações de câmeras e lentes e o que eu mais adoro, um guia que ajuda demais a decidir o que comprar.

Se você entende inglês, dá pra explorar muito o site, mas se você não entende muito, tenta usar só esse guia. Você começa dando as informações básicas, escolhendo o tipo de câmera que quer, desde ultra compactas até enormes DSLRs e especifica a marca e a resolução mínima que você quer. Pode deixar campos em branco e preencher só aquilo que realmente te interessa.

foto 1

Na segunda janela você escolhe tamanho e tipo do sensor. Na terceira ISO mínimo e máximo e algumas outras características da imagem. Na próxima aba são as configurações de filmagem, resolução, formato, microfone… Aí vem informações sobre a tela, tanto o LCD quanto o visor. Na sexta aba podemos escolher configurações de foto, velocidade, modo manual e semi automático. Na próxima aba é que vamos escolher zoom e abertura. Na outra a conectividade, como o wi-fi, GPS, HDMI, etc. Aí vem a última aba, onde você vai escolher o cartão de memória, tipo de pilha ou bateria e algumas coisas extras.

O legal é que, conforme você vai restringindo sua pesquisa, ele vai te indicando as câmeras que seguem o que você pediu. Eu, particularmente, prefiro indicar poucas coisas, só aquilo que realmente me importo, e deixar que ele me dê muitas opções.

Para câmeras tipo point and shoot eu escolheria uma ultra compacta, no mínimo 8mp, ISO mínimo 100 ou menos com ISO automático. Indicaria também velocidade máxima em pelo menos 1/1000 segundos, a grande angular da lente em 28mm ou menos. Por ser uma ultra compacta, não podemos esperar que tenha mais do que 5x de zoom, então nem marcaria a tele. Marcaria uma abertura mínima de 2.8. Se eu fosse comprar uma câmera dessas, aproveitaria para comprar uma a prova d´água também, mesmo tendo que subir a abertura mínima para 3,5.

Sony

Coluna 1: Sony cybershot DSC-W550, Canon powershot SD1400, Sony cybershot DSC-TX20 (a prova d´água). Coluna 2: Nikon coolpix S600, Fujifilm XQ2 (abertura mínima 1.8), Olympus Stylus Tough TG-860 (a prova d´água)

Para comprar uma compacta com modo manual deixaria basicamente as mesmas características, mas marcaria compactas e bridge, o modo manual e desmarcaria o ISO automático. Eu aumentaria um pouquinho a quantidade de megapixels, para 12 e, se possível, procuraria uma grande angular de 24mm e com abertura máxima 2, mas esses dois itens não seriam decisivos, 28mm e f/ 2.8 são ótimos. A distância focal mais fechada, marcaria se fizesse questão de uma bridge, se não eu analisaria as opções dadas e o custo benefício, vendo se vale a pena comprar uma compacta maior ou menor. No site encontro algumas opções legais com abertura 1.8 e 2, mas nenhuma delas é bridge.

foto compactas

Coluna 1: Nikon coolpix P340, Canon Powershot G7 X, Sony cybershot DSC-RX100 III. Coluna 2: Samsung WB220F, Nikon coolpix P900, Fujifilm Finepix S1.

Para as DSLR, como já disse no último post, compraria uma de entrada. Marcaria as compact SLR com, no mínimo 16mp, ISO mínimo 100 e máximo 6400, com formato RAW, velocidade mínima de 30 segundos e máxima de 1/1000 segundos e modo manual. Escolheria também LCD articulado e um visor ótico ou eletrônico, desde que não fosse o túnel. Lembrem que distância focal e abertura dependem da lente que for usada, não da câmera. Dessas câmeras recomendo comprar Nikon ou Canon, Nikon da série 3000 (sem LCD articulado) ou série 5000 e Canon da série Rebel. Nikon se vai priorizar fotografia, Canon se você vai filmar também.

Coluna 1: Nikon D5300, Nikon D330. Coluna 2: Canon EOS

Coluna 1: Nikon D5300, Nikon D330. Coluna 2: Canon EOS 750D (Rebel T6i), Canon EOS 600D (Rebel T3i).

Depois de determinar o que eu acho ou não importante, pesquisaria valores e resenhas para finalmente escolher a minha câmera. Semana que vem vou indicar ainda outros sites para ajudar vocês.

Beijos

Uma resposta »

  1. Pingback: Fotografia – Qual câmera eu compro? Parte III | Isso, aquilo e tal

Deixe um comentário

