Assinatura RSS

Morangos Mofados – Caio Fernando Abreu

Oi gente,

Hoje quero falar de um livro, o livro começado com ‘m’ do mês de Março, Morangos Mofados do Caio Fernando Abreu. O Caio foi um escritor que começou a ficar muito famoso de uns anos pra cá, principalmente com citações na Internet, citações que nem sempre são dele de verdade. Eu já tinha lido contos isolados dele, mas essa foi a primeira vez que li um livro inteiro.

Morangos-Mofados

Morangos Mofados (133 páginas) é um livro de contos, então não tem uma história que atravessa todo o volume. Mas existe um tema comum que atravessa os contos, todos tratam de seres humanos, mais especificamente do interior das pessoas. O monólogo e os diálogos reflexivos são muito comuns. As relações humanas, seja com outro ou consigo mesmo, atravessam todo o Morangos Mofados.

Caio é um escritor que tem muito de Clarice Lispector, ele mesmo afirma sua admiração pela escritora diversas vezes. O objeto de estudo (seres humanos) é o mesmo e a abordagem dele lembra bastante a dela. Os pensamentos e reflexões são muito valorizados no texto que, muitas vezes, se apresenta como fluxo de ideias, com frases que se interrompem e poucos sinais de pontuação.

morangos mofados

Não posso dizer que seja um livro fácil, ele exige um leitor um pouco mais experiente e mais disposto a tentar realmente compreender o texto, não é um texto óbvio. Para aqueles que são fãs de Clarice, acho que a leitura de Morangos Mofados será mais simples e bastante prazerosa.

Reconheço a importância literária de Clarice, mas não posso dizer que está entre minhas escritoras preferidas. E algo semelhante aconteceu com Caio. Gostei do livro, mas achei as temáticas repetitivas e o texto mais truncado não é meu preferido. Alguns contos eu gostei bastante, mas não posso dizer que foi um livro que gostei de fato na totalidade.

Não posso deixar de destacar o fator político explícito de seu livro. Claro que ele não fala de eleições ou partidos, mas a temática gay está presente na maioria dos seus contos. Se é um tema ainda bastante polêmico hoje, imagina nos anos 80 (o livro foi lançado em 1982). Quero destacar também que é um livro forte, com cenas fortes, tanto de sexo, quanto de violência.

Recomendo a leitura sim, para aqueles que gostam do estilo ou para quem quer conhecer Caio Fernando Abreu. Vocês já leram algum livro dele? O que acharam?

Beijos

Anúncios

»

  1. Nunca também tinha lido os livros do autor Caio Fernando Abreu . Morangos Mofados que dizem ser um clássico e indispensável de sua obra assim como você citou , achei repetitivo e para ser verdadeiro a literatura é rasa e por vezes chata . Na minha opinião não me acrescentou nada de especial . Tenho a impressão que as vezes se faz muito sobre um determinado autor para que possam impulsionar algo por trás com intenções diversas .

    Carlos

    Curtir

    Responder
    • Eu achei o livro bem interessante, mas não posso dizer que é meu tipo preferido de literatura. Mas é sempre bom experimentar diversas leituras para saber o que gostamos mais. Gostei de saber sua opinião.
      Beijos

      Curtir

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: