Assinatura RSS

Cronograma Capilar – Hidratação

Oi gente,

Continuando com os posts do cronograma capilar.

foto 1 do post

Depois que você já lavou bem seu couro cabeludo e tirou bem a oleosidade, vem a parte de tratar os fios. Você não precisa passar shampoo no comprimento e pontas dos fios, viu? Passa só na raiz que é a parte mais oleosa e o shampoo que escorrer quando você enxaguar vai ser suficiente para lavar o restante do cabelo.

E aí vem a hora de cuidar dos fios. Como eu disse no primeiro post da série, no cronograma capilar você, ao invés de usar condicionador depois do shampoo, vai usar uma máscara de tratamento. Existem três possibilidades de cuidar dos fios e hoje vou falar de uma delas, a hidratação. Hidratação é você repor água no seu cabelo. Com as agressões do dia a dia seu cabelo perde água, por isso é tão importante repor a água perdida.

Exemplos de cremes hidratantes

Exemplos de cremes hidratantes

A hidratação é, entre as três etapas de tratamento, a mais leve, aquela que vai deixar seu cabelo mais macio. Mesmo cabelos mais fortes e sem química podem receber essa etapa. O meu cabelo virgem é fino, liso e oleoso, sem volume nenhum, a hidratação é a etapa preferida dele, que deixa os fios macios e gostosos de passar a mão, sabe?

Se seus cabelos estão um pouco sem viço, mas não estão danificados de verdade, a hidratação deve ajudar bastante. Só não recomendo hidratação para cabelos muito frágeis. Fios elásticos, por exemplo. Eles já estão flexíveis e moles, moles até demais, a hidratação pode piorar o caso do seu cabelo, intensificando a quebra.

Mas como vou reconhecer uma máscara de hidratação? Bom, existem alguns caminhos, você pode:

  • Pesquisar na Internet e em grupos do Facebook (existem alguns bem completos);
  • Ler os rótulos dos cremes antes de comprar e reconhecer os ingredientes hidratantes. São eles o aloe e vera (babosa), glicerina, vitaminas, Bepantol (ou D-pantenol), extratos de frutas, chocolate, açúcar etc;
  • “Fazer” seu próprio creme, isso é, comprar um creme bem levinho e básico, que não vai fazer muita diferença no seu cabelo e batizar com elementos hidratantes.

No início eu pesquisava no Facebook e fazia uma lista com cremes hidratantes. Ia na farmácia ou perfumaria e tentava encontrar algum produto da lista. Depois comecei a ler os ingredientes, mas não é uma tarefa muito fácil, porque além dos agentes hidratantes têm muitos outros ingredientes e é fácil a gente ficar confuso. Além disso, nunca sabemos exatamente a quantidade do agente, pode ser que em um potão de creme tenha só umas gotinhas de babosa.

Meu kit hidratação: Yamasterol, Bepantol líquido ou glicerina e meu potinho plástico para misturinhas.

Meu kit hidratação: Yamasterol, Bepantol líquido ou glicerina e meu potinho plástico para misturinhas.

Aí comecei a batizar meus cremes. Compro algum bem leve (o meu preferido é o Yamasterol, leve e bem baratinho) e batizo. Adoro usar Bepantol líquido e glicerina, mas tenho vontade de experimentar babosa também. Existem muitas receitas caseiras na Internet, é só pesquisar.

A hidratação é a etapa “mais simples”, por isso, a maioria dos cremes que a gente encontra em farmácias e mercados são de hidratação. Mesmo que diga nutrição ou reconstrução, a maior parte tem bem poucos agentes realmente nutritivos ou reconstrutores.

Se for usar esse terceiro método, não se esqueça de batizar só a parte que você vai usar. coloca a quantidade de creme que vai usar em um pote separado, junta com a quantidade do agente extra que você quer colocar, mistura e usa. Assim você evita de mudar a fórmula do produto original e alterar cheiro, cor, textura e prazo de validade. Evita também de colocar seus dedos no creme, porque diminui a durabilidade dele e não usa colher ou pote de metal, pode oxidar o produto, usa de plástico mesmo.

Essa é a primeira etapa do cronograma capilar, já pode colocar em prática da próxima vez que for lavar os cabelos. Se vocês têm outras dicas de máscaras hidratantes, deixem nos comentários.

Beijos

Anúncios

»

  1. Jóia, Júlia!!!!!!

    Muito bom!!!!!!

    Bah, a cada citação errada Augusto Cury e cia. em nome do Caio, o pobre coitado deve ficar puto se tiver vendo hauahauaha.

    Curtir

    Responder
    • acho que comentei no lugar errado…. Mas deve ser importante hidratar os cabelos!!!! 😛

      Curtir

      Responder
      • Ler e hidratar o cabelo são coisas importantes hahaha. O mesmo acontece com Clarice Lispector, Luis Fernando Verissimo e vários outros, né… é mais fácil compartilhar que checar as fontes

        Curtir

  2. Pingback: Diversos usos para o Bepantol | Isso, aquilo e tal

  3. Pingback: Neutrox clássico | Isso, aquilo e tal

  4. Pingback: Atualizando meu cronograma capilar | Isso, aquilo e tal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: