Assinatura RSS

Fotografia – Qual câmera eu compro? Parte I

Oi gente,

Quando a gente começa a falar em câmera, uma das coisas que as pessoas mais querem saber é que câmera comprar, mas isso é bem difícil de responder. Vou tentar fazer tipo um guia e indicar alguns sites que ajudem vocês a decidir. Se não viu os outros posts de fotografia, olha lá!

cameras

Se você quer fotos só pra registrar os momentos sem se preocupar com pensar a fotografia, ajustar modo manual, pensar na luz, etc, pode se virar perfeitamente com uma câmera de celular ou uma point and shoot. Existem celulares com câmeras ótimas hoje em dia, se o seu é um deles, não se preocupe em comprar uma câmera. Se você não gosta da câmera do seu celular, pense em comprar uma point and shoot, porque ela vai te sair bem mais em conta do que um celular com câmera excelente.

Outra vantagem comum das point and shoot é que a maioria oferece zoom ótico e, mesmo os melhores celulares, ainda oferecem apenas o zoom digital. A qualidade de imagem não costuma ser excelente, mas para postar no facebook ou instagram, é perfeita. Esse tipo de câmera não costuma tirar boas fotos no escuro (a não ser que você use flash, mas fica aquele efeito luz na cara) e são mais difíceis para fazer efeito desfocado.

joaquina

Praia da Joaquina. Foto tirada com o celular Sony Xperia M

Se você quer também só registrar momentos e viagens, mas quer a possibilidade de pensar mais as fotos e usar o modo manual, uma câmera compacta com recursos manuais pode ser bem interessante. Ainda será difícil tirar fotos em ambientes mal iluminados ou fazer o fundo desfocado, mas não impossível. A principal diferença entre point and shoot e compactas mais complexas é o modo manual. Então pensa bastante se você vai querer usar esse modo, se te interessa fuçar e aprender a usar. Enquanto as point and shoot costumam ser bem baratas, as outras compactas, com modo manual, podem ter preços bem variados, principalmente se olharmos as bridge.

As câmeras bridge podem sim ser mais completas que outras compactas com manual, mas isso não é uma regra. O que as bridge vão ter com certeza será mais vezes de zoom. Elas também são muito maiores e não vão caber em qualquer bolsa, muitas vezes a praticidade e leveza podem ganhar pontos importantes.

inhotim

Inhotim – MG. Foto tirada com a Sony Cybershot DSC-P200

As câmeras DSLR eu acho que só vale a pena se você tem certeza absoluta que quer investir em fotografia. Não para virar fotógrafo, mas quer aprender, pesquisar e se dedicar. A princípio o preço pode não ser tão caro, mas a questão são as lentes. Lentes são caras, muitas vezes mais caras que as câmeras e, provavelmente, vai ter uma hora que a lente do kit não vai te satisfazer mais. Eu recomendo que, pelo menos no início, se decidir comprar uma DSLR, compre uma de entrada, com sensor cropado. Pra investir numa full frame acho que só vale se você já está no meio e está interessado de verdade.

DSC_0283

Museu do olho – PR. Foto tirada com Nikon 5100.

Ok, já escolhi o tipo de câmera, mas como escolher o modelo? Semana que vem vou mostrar alguns modelos e como você escolher o ideal pra você.

Beijos

Anúncios

Uma resposta »

  1. Pingback: Fotografia – Qual câmera eu compro? Parte II | Isso, aquilo e tal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: