Fotografia – Abertura – parte 2

Oi gente,

Mais um post de fotografia. A série está ficando grande, já viu os outros posts?

Fotografia – Introdução e tipos de câmera

Fotografia – Megapixel

Fotografia – Zoom

Fotografia – Balanço de brancos

Fotografia – Velocidade

Fotografia – Abertura – parte 1

Semana passada a gente começou a ver como a abertura funciona na câmera, certo? Eu terminei o post dizendo que além de controlar a quantidade de luz, a abertura muda também outras coisas. Vamos ver então que coisas são essas.

O tamanho da abertura influencia no campo de foco, ou seja, em quanta coisa vai estar em foco ou fora de foco em cada foto.

Quanto maior a abertura (e menor o f) menor é o campo de foco. Isso quer dizer que numa abertura como f/1.8 bem pouca coisa vai estar em foco, o ponto escolhido vai estar em foco, mas o fundo e em volta dele vai estar desfocado. Quanto menos luz entra (aberturas pequenas), maior o campo de foco.

Olha aí embaixo. A primeira foto foi tirada com o f bem pequeno, f/1.8 (que é o máximo dessa lente). Dá pra perceber que os chifres da Malévola já estão fora de foco, os pincéis parecem um borrão. A foto do meio foi tirada em f/8, uma abertura mediana, nem muito aberta, nem muito fechada, o fundo ainda está fora de foco, mas nem compara com a primeira foto. A última foto foi tirada com f/16 (que é o mínimo dessa lente). Os pincéis estão quase em foco se a gente comparar com a primeira foto e a Malévola está inteira em foco.

Primeira foto em f/1.8, segunda em f/8 e terceira em f/16. Fotos tiradas com a Nikon 50mm f/1.8.

Primeira foto em f/1.8, segunda em f/8 e terceira em f/16. Fotos tiradas com a Nikon 50mm f/1.8.

Então, sabe aquelas fotos com fundo desfocado que os fotógrafos fazem? É a partir da abertura, é usando um f bem pequeno. Aí a pessoa fica em foco, mas o fundo fica desfocado.

Outra coisa que a abertura faz também é influenciar na nitidez. Pensa em qualquer aparelho, ele funciona melhor num meio termo do que na potência máxima, certo? Com a lente é a mesma coisa. A melhor nitidez não vai ser nem no f mínimo nem no máximo. Então uma abertura que seja um meio termo vai deixar sua foto mais nítida. Claro que a nitidez ou falta dela é algo que varia muito de uma lente pra outra dependendo da qualidade e que pode ser melhor observada com a foto ampliada. Olha o biquinho preto, foi ali que eu fiz o foco em todas as fotos. A nitidez é um pouco maior em f/8, mas não é nada que realmente atrapalhe a foto. Eu, quando não estou preocupada em desfocar o fundo e tenho bastante luz, costumo deixar o f/8.

nitidez

Saber essa questão da nitidez é legal pra você aproveitar o máximo suas fotos, mas o principal efeito da abertura (além da quantidade de luz) é maior ou menor campo de foco.

‘Eu tenho uma compacta e não consigo tirar fotos desfocadas, por quê?’

Na verdade temos dois motivos, o primeiro é que a maioria das compactas não tem uma abertura máxima muito grande, e quanto maior a abertura, menos campo de foco, mais fácil a foto sair com fundo desfocado. Outro motivo é o tamanho do sensor. Quanto maior o sensor, mais fácil desfocar e câmeras compactas e celulares têm o sensor bem pequeno. Mas isso não quer dizer que você não vai conseguir, só quer dizer que é mais difícil. Essa foto aí embaixo foi tirada com uma compacta (a Cybersht DSC-P-200 que já falei várias vezes e me acompanhou por muitos anos). Não tenho certeza da abertura que foi usada na época, mas sei que a abertura mínima dela com o zoom mais aberto era ok, f/2.8.

Inhotim

Inhotim

Com uma câmera compacta você vai precisar ajustar a abertura para a maior possível, colocar a câmera bem perto do objeto fotografado e o fundo deve estar mais distante. Você pode usar a função macro pra facilitar aproximar a máquina e o objeto. Vai ser um pouco difícil tirar foto de pessoas com fundo desfocado, porque é difícil deixar a pessoa bem pertinho, conseguir enquadrar o rosto todo e a foto sair legal, mas pode tirar fotos bem legais.

RESUMINDO:

  • A abertura é também chamada de f e é medida em números.
  • Quanto menor o número, maior a abertura e mais luz entra. Quanto maior o número, menor a abertura e mais escura a foto.
  • Aberturas maiores desfocam o fundo com mais facilidade. Aberturas menores mantêm a foto toda em foco com mais facilidade.
  • Aberturas no meio termo (nem muito abertas, nem muito fechadas) dão mais nitidez pra foto.
  • É mais difícil para câmeras compactas fazerem fotos desfocadas por causa do tamanho do sensor, mas não é impossível.

É isso, gente, parece um pouco confuso no início, mas espero que tenha ficado claro. Qualquer dúvida, podem perguntar. Ajuda a entender se você for testando as possibilidades com a sua câmera caso ela tenha modo manual.

Beijos

Anúncios

»

  1. Pingback: Fotografia – colocando em prática #2 – Fotos noturnas | Isso, aquilo e tal

  2. Pingback: Colocando em prática #5 | Isso, aquilo e tal