Assinatura RSS

Livro: Fronteiras do universo – Philip Pullman

Oi gente,

Início de Março e vou falar de mais um livro. Já falei pra vocês (link) que estou participando de uma tag de leitura, a meses X livros. Cada mês devo escolher um livro que o título comece com a letra do mês. Começou Fevereiro e fui olhar meus livros começados com F. Não eram muitos e acabei me decidindo por A faca sutil. O problema, esse livro fazia parte de uma trilogia e era bem o segundo livro, não daria para ler somente ele. A solução, a trilogia chama Fronteiras do universo, então esse mês não teremos só um livro com F, mas toda uma trilogia.

A trilogia foi escrita por Philip Pullman e os livros se chamam A bússola de ouro, A faca sutil e A luneta âmbar. O primeiro volume é o mais famoso, existe também um filme sobre ele, mas confesso que não gostei do filme não. Todos os livros são bem grandes e o filme acaba ficando muito corrido e mal explicado, achei bem confuso e, se não tivesse lido o livro, não teria entendido diversas partes.

A bússola de ouro

A bússola de ouro

Bom, mas vamos aos livros. O primeiro, A bússola de ouro, 305 páginas se passa em um mundo diferente do nosso. Existem muitas semelhanças, mas algumas diferenças bem grandes. Bom, ele conta a história de uma criança, uma menina, Lyra. Lyra é uma menina órfã que vive em uma universidade em Londres e adora brincar com as outras crianças que moram por ali. Ela é ótima em fazer amizades e também em liderar o bando de amigos nas travessuras. Seu melhor amigo, Roger, também mora na universidade e trabalha na cozinha.

Certo dia ela se esconde na sala do reitor e descobre diversas coisas que ela não deveria saber, como a existência de um misterioso pó. Ela percebe que esse assunto interessa aos catedráticos de sua universidade, que esse pó é algo importante. Ao mesmo tempo, tem-se notícia de que crianças estão sumindo, sendo capturadas por papões, mas não se sabe por quê.

Lyra quer descobrir mais sobre o pó e viajar para o norte. Então aparece na universidade uma mulher, a sra. Coulter, e Lyra sai da universidade para estudar com ela e viajar para o norte. Antes de sair da Universidade Roger, seu amigo, desaparece e ela recebe do reitor um estranho objeto, o aletômetro, que é capaz de dizer a verdade.

Depois de algum tempo ela descobre que a sra. Coulter não é bem quem ela tinha pensado e foge. A partir daí, começa uma enorme aventura rumo ao norte e ao resgate de Roger e as outras crianças.

Esse primeiro livro é muito dinâmico, uma ação se segue a outra e não temos muito tempo para descansar. Foi um livro que me prendeu completamente e eu li bastante rápido, embora ele seja grande. Sempre existe um suspense e é bem difícil não ficar curioso com o que vem em seguida. Lyra tem uma personalidade bem forte e foi bem rápido pra eu gostar dela. O livro me envolvei muito e, assim que terminei, comecei o segundo.

A faca sutil

A faca sutil

A faca sutil, 247 páginas, começa quebrando um pouco com nossas expectativas, pois o primeiro personagem que aparece é Will, que ainda não conhecemos. Will vive também em Londres, mas não a Londres de Lyra, mas a nossa Londres. Ele vive com sua mãe, que tem problemas mentais e sai em busca do pai que está desaparecido. Logo no início ele, sem querer, acaba matando um homem e começa a ser procurado pela polícia. Então ele vê algo como uma janela no meio da rua e atravessa, dando de cara com um novo mundo. Nesse novo mundo ele encontra com Lyra.

Os dois decidem unir suas buscas, pelo pai de Will e pelo pó. O segundo livro se desenrola na busca de ambos e, nessa procura, passam por diversos mundos. Eles começam a perceber que há uma guerra se iniciando, uma grande guerra e Lyra é personagem importante nela.

Não achei que o segundo livro tem o mesmo fôlego do primeiro. Ainda há muita ação, mas em alguns momentos, principalmente nos trechos mais descritivos, fiquei um pouco cansada. Eu queria saber o que ia acontecer, mas não queria ler todo o desenrolar, queria chegar no final. Eu entendo que, como se trata de um mundo de fantasia, a descrição é necessária, mas às vezes se tornava cansativa. O segundo livro termina em um ponto de suspense muito grande e é bem difícil não correr para o último volume.

A luneta âmbar

A luneta âmbar

A luneta âmbar, 438 páginas, é o livro final. Lyra foi raptada e Will precisa encontrar com ela de novo, assim começa a busca desse livro. A grande guerra entre a Igreja, que quer acabar com o pó, e aqueles que querem libertar o mundo da religião está quase começando. Lyra tem um papel muito importante e, mesmo que ela não tenha escolhido um lado para lutar, esse lado foi escolhido por ela, já que a Igreja deseja sua morte.

Depois de reencontrar Will eles decidem seguir uma jornada perigosa e arriscada, vão ao mundo dos mortos. Lá fazem várias descobertas e depois seguem para o meio do conflito entre a Igreja e Lorde Asriel, que quer destruir o poder da Autoridade.

O último livro também me envolveu bastante, é difícil depois de passar tanto tempo e tantas aventuras com os personagens não querer saber o que vai acontecer. A viagem dos dois ao mundo dos mortos e as soluções que encontram para os problemas são ótimas. O semifinal (que vem logo antes do final) é bem previsível, mas o fim de fato quebra com essa previsibilidade. Confesso que fiquei um pouco decepcionada, mas porque eu prefiro os clichês.

Eu gostei muito da trilogia Fronteiras do universo e recomendo bastante a leitura. É um livro que critica bastante a religião, seu modo de agir e de lidar coma ciência e a verdade. Mesmo camuflado de história de fantasia, muitas das reflexões podem ser trazidas para a nossa realidade.

Existem mais dois livros ligados à série, mas ainda não li. Parece também que o autor ainda está trabalhando em um novo livro, que trataria sobre como foi escrever Fronteiras do universo, mas não há data de lançamento.

Já conheciam esse livro?

Beijos

Anúncios

Uma resposta »

  1. Pingback: Tag: Matérias literarias | Isso, aquilo e tal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: