Assinatura RSS

Fotografia – Abertura – parte 1

Oi gente,

Hoje tem mais um post sobre fotografia. Se ainda não viu os outros posts, dá uma olhada lá.

Fotografia – Introdução e tipos de câmera

Fotografia – Megapixel

Fotografia – Zoom

Fotografia – Balanço de brancos

Fotografia – Velocidade

Bom, hoje vamos falar da abertura. A abertura é uma característica exclusiva da lente, se a sua câmera troca de lente, você vai perceber que cada uma pode ter uma abertura diferente. A abertura é medida em números e o símbolo pra identificar é um ‘f/’.  A abertura é um buraco que fica na lente, quanto mais aberto ele fica, mais luz vai entrar por ele. Olha aí embaixo. Na primeira foto dá pra ver um furinho bem pequeno, o buraco está praticamente fechado; na segunda foto o buraco está no meio, já dá pra ver que a abertura é maior; na terceira foto ela está completamente aberta, nem conseguimos ver as bordas do buraco.

Anel de abertura.

Abertura da lente.

Mas como se mede em números? Os números vão indicar quanta luz vai entrar, quanto menor o número, mais luz entra, mais aberta a lente. Temos como exemplo a última foto, o buraco completamente aberto, f/1.8. Quanto maior o número, mais fechada a lente e menos luz. Como na primeira foto, o anel bem fechado, quase não entra luz, f/16. Pode parecer um pouco confuso o número pequeno indicar um espaço maior, mas com o tempo vocês acostumam. Pra mim, o que facilitou foi decorar um número só, decorei que f/1.8 era uma abertura bem grande. A partir desse número eu conseguia pensar nos outros. Se f/1.8 é grande, f/1.4 é maior ainda, f/8 é um buraco médio e f/22 é bem pequeno.

Pela lógica, quanto maior o buraco, mais luz entra, certo?

Ok, aí você decide comprar uma lente 50mm e vê que existem três opções, por exemplo, a 50mm f/1.8, a 50mm f/1.4 e a 50mm f/1.2. O que isso quer dizer? A abertura (ou f) que aparece ao lado da distância focal (os milímetros) é sempre a abertura máxima que a lente alcança, o mais aberto que ela pode ficar. Assim, uma lente f/1.2 pode ter a abertura f/1.2, f/1.4, f/1.8, f/10, f/16, etc.  A lente f/1.8 pode ter a abertura f/1.8, f/4, f/10, mas não pode ter f/1.2 ou f/1.4 porque são números menores que 1.8. O número indicado é sempre o máximo de aberto, o ponto mais claro da lente.

‘E como eu vou saber o mais fechado?’

Claro que se você pesquisar na Internet vai conseguir descobrir o f mínimo, mas ele não costuma ser tão importante, porque as lentes podem alcançar números bem altos. Nem todas têm o mesmo alcance, mas luz demais não costuma ser um problema.

Lentes até f/2.8 (ou seja, f igual ou menor que 2.8) são consideradas lentes claras, são ótimas pra gente tirar fotos em ambientes mais escuros porque entra bastante luz. Mas são também lentes maiores e mais caras. Então se você decidir comprar sua 50mm f/1.8 vai pagar bem menos do que uma 50mm f/1.2. Olha aí embaixo, a primeira lente é uma Nikon 18-55 f/3.5-5.6 (a lente do kit, que veio junto com a câmera) e a outra é a Sigma 18-35 f/1.8. Dá pra ver que, mesmo a Nikon tendo um zoom maior e indo até 55mm, a Sigma é bem maior, né, nem compara (mas também não dá pra comparar a qualidade). Só que a Sigma entra muito mais luz, é muito melhor para fotografar em ambientes mal iluminados.

nikon x sigma

‘E por que a Nikon é f/3.5-5.6, por que dois números?’ As lentes que mostram dois números são sempre lentes zoom e são aquelas com o f variável. Em 18mm ela tem abertura máxima de 3.5, o zoom vai aumentando e a abertura máxima vai diminuindo (lembra? Aberturas com números maiores, menos luz). Quando chega em 55mm, a abertura máxima é f/5.6. Já a Sigma é uma lente zoom com f fixo, tanto em 18mm quanto em 35mm a maior abertura é f/1.8.

Bom, semana passada a gente viu que a velocidade além de indicar a quantidade de luz, também influencia na forma que o movimento aparece na foto. Ela pode capturar os movimentos (como a cachoeira que parece um véu) ou congelar o instante (como uma foto de esporte). Pois é, a abertura, além da quantidade de luz, também determina outras coisas.

Essas outras coisas vamos ver semana que vem, ou o post vai ficar muito grande.

Beijos

Anúncios

»

  1. Magali Campolino

    Bom saber porque não entendo nada disso, quero comprar câmera nova e lentes mas leiga leiga rs!
    https://magalicampolino.wordpress.com/

    Curtir

    Responder
  2. Pingback: Fotografia – Abertura – parte 2 | Isso, aquilo e tal

  3. Pingback: Fotografia – Qual câmera eu compro? Parte II | Isso, aquilo e tal

  4. Pingback: Fotografia – Filtro polarizador | Isso, aquilo e tal

  5. Pingback: Lente 50mm f/1.8 G | Isso, aquilo e tal

  6. Pingback: Fotografia – colocando em prática #2 – Fotos noturnas | Isso, aquilo e tal

  7. Pingback: Fotografia – Colocando em prática #3 | Isso, aquilo e tal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: