Oi gente,
Hoje tem mais um post sobre fotografia. Se ainda não viu os outros posts, dá uma olhada lá.
Fotografia – Introdução e tipos de câmera
Fotografia – Balanço de brancos
Bom, hoje vamos falar da abertura. A abertura é uma característica exclusiva da lente, se a sua câmera troca de lente, você vai perceber que cada uma pode ter uma abertura diferente. A abertura é medida em números e o símbolo pra identificar é um ‘f/’. A abertura é um buraco que fica na lente, quanto mais aberto ele fica, mais luz vai entrar por ele. Olha aí embaixo. Na primeira foto dá pra ver um furinho bem pequeno, o buraco está praticamente fechado; na segunda foto o buraco está no meio, já dá pra ver que a abertura é maior; na terceira foto ela está completamente aberta, nem conseguimos ver as bordas do buraco.
Mas como se mede em números? Os números vão indicar quanta luz vai entrar, quanto menor o número, mais luz entra, mais aberta a lente. Temos como exemplo a última foto, o buraco completamente aberto, f/1.8. Quanto maior o número, mais fechada a lente e menos luz. Como na primeira foto, o anel bem fechado, quase não entra luz, f/16. Pode parecer um pouco confuso o número pequeno indicar um espaço maior, mas com o tempo vocês acostumam. Pra mim, o que facilitou foi decorar um número só, decorei que f/1.8 era uma abertura bem grande. A partir desse número eu conseguia pensar nos outros. Se f/1.8 é grande, f/1.4 é maior ainda, f/8 é um buraco médio e f/22 é bem pequeno.
Pela lógica, quanto maior o buraco, mais luz entra, certo?
Ok, aí você decide comprar uma lente 50mm e vê que existem três opções, por exemplo, a 50mm f/1.8, a 50mm f/1.4 e a 50mm f/1.2. O que isso quer dizer? A abertura (ou f) que aparece ao lado da distância focal (os milímetros) é sempre a abertura máxima que a lente alcança, o mais aberto que ela pode ficar. Assim, uma lente f/1.2 pode ter a abertura f/1.2, f/1.4, f/1.8, f/10, f/16, etc. A lente f/1.8 pode ter a abertura f/1.8, f/4, f/10, mas não pode ter f/1.2 ou f/1.4 porque são números menores que 1.8. O número indicado é sempre o máximo de aberto, o ponto mais claro da lente.
‘E como eu vou saber o mais fechado?’
Claro que se você pesquisar na Internet vai conseguir descobrir o f mínimo, mas ele não costuma ser tão importante, porque as lentes podem alcançar números bem altos. Nem todas têm o mesmo alcance, mas luz demais não costuma ser um problema.
Lentes até f/2.8 (ou seja, f igual ou menor que 2.8) são consideradas lentes claras, são ótimas pra gente tirar fotos em ambientes mais escuros porque entra bastante luz. Mas são também lentes maiores e mais caras. Então se você decidir comprar sua 50mm f/1.8 vai pagar bem menos do que uma 50mm f/1.2. Olha aí embaixo, a primeira lente é uma Nikon 18-55 f/3.5-5.6 (a lente do kit, que veio junto com a câmera) e a outra é a Sigma 18-35 f/1.8. Dá pra ver que, mesmo a Nikon tendo um zoom maior e indo até 55mm, a Sigma é bem maior, né, nem compara (mas também não dá pra comparar a qualidade). Só que a Sigma entra muito mais luz, é muito melhor para fotografar em ambientes mal iluminados.
‘E por que a Nikon é f/3.5-5.6, por que dois números?’ As lentes que mostram dois números são sempre lentes zoom e são aquelas com o f variável. Em 18mm ela tem abertura máxima de 3.5, o zoom vai aumentando e a abertura máxima vai diminuindo (lembra? Aberturas com números maiores, menos luz). Quando chega em 55mm, a abertura máxima é f/5.6. Já a Sigma é uma lente zoom com f fixo, tanto em 18mm quanto em 35mm a maior abertura é f/1.8.
Bom, semana passada a gente viu que a velocidade além de indicar a quantidade de luz, também influencia na forma que o movimento aparece na foto. Ela pode capturar os movimentos (como a cachoeira que parece um véu) ou congelar o instante (como uma foto de esporte). Pois é, a abertura, além da quantidade de luz, também determina outras coisas.
Essas outras coisas vamos ver semana que vem, ou o post vai ficar muito grande.
Beijos
Bom saber porque não entendo nada disso, quero comprar câmera nova e lentes mas leiga leiga rs!
https://magalicampolino.wordpress.com/
CurtirCurtir
Então pesquisa bastante que essas câmeras costumam ser bem caras. Se vc pesquisar não vai se arrepender depois e vai poder aproveitar bem mais sua compra.
bjos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pingback: Fotografia – Abertura – parte 2 | Isso, aquilo e tal
Pingback: Fotografia – Qual câmera eu compro? Parte II | Isso, aquilo e tal
Pingback: Fotografia – Filtro polarizador | Isso, aquilo e tal
Pingback: Lente 50mm f/1.8 G | Isso, aquilo e tal
Pingback: Fotografia – colocando em prática #2 – Fotos noturnas | Isso, aquilo e tal
Pingback: Fotografia – Colocando em prática #3 | Isso, aquilo e tal