Como eu lavo meus pincéis – lavagem profunda

Oi gente,

É muito importante lavar os pincéis de maquiagem com frequência pra evitar fungos e bactérias. Quando a gente passa um produto no rosto, uma base, por exemplo, esperamos ficar com a pele mais bonita, certo? A gente não quer passar micróbios no nosso rosto, então é bom manter sempre os pincéis limpinhos.

Eu faço dois tipos de limpeza, uma mais superficial, que faço cada vez que uso o pincel e outra profunda, a cada quinze dias, mais ou menos. É dessa segunda que venho falar hoje.

Lavando pincéis 1

Dá pra ver que os pincéis aí em cima estão sujos, né? Pois então, o primeiro passo e pegar os pincéis sujos e molhar as cerdas deles. Parece algo bem óbvio, mas é importante tomar certo cuidado. Não podemos molhar o cabo de madeira, porque madeira não combina com água e também não é bom deixar entrar água por dentro da parte de alumínio, porque pode dissolver a cola que prende as cerdas. Eu mergulho os pincéis em um copinho com água pra evitar o desperdício e o risco de acidentes.

Lavando pincéis 2

Depois de molhar o pincel, temos que tomar bastante cuidado pra não virar as cerdas do pincel pra cima para evitar que a água escorra por dentro do ferro e solte a cola que segura tudo.

Lavando pincéis 3

Eu uso shampoo de bebê para lavar. A quantidade que eu uso depende muito do pincel, pincéis de rosto, que são maiores, precisam de mais shampoo do que os de olhos, que são pequenos.

Lavando pincéis 4

Eu lavo fazendo movimentos circulares na minha mão, reparando na cor da espuma.

Lavando pincéis 5

Aí enxaguo o pincel. Se a espuma não saiu branca, passo shampoo de novo até não sair mais produto e o pincel ficar bem limpinho. Em geral pincéis com produtos cremosos precisam de pelo menos duas lavagens, pincéis de sombras e blush, conseguem ficar limpos de primeira, mas o que manda é a cor da espuma, lavo até ela ficar branquinha.

Lavando pincéis 6

No enxague também é muito importante tomar cuidado para a água não escorrer por dentro do alumínio nem molhar o cabo de madeira. Repara na foto, a água só encosta nas cerdas.

Lavando pincéis 7

Depois de limpo e enxaguado tiro o excesso de água com as mãos, mantendo a forma original de cada pincel e coloco para secar.

Lavando pincéis 8

Na hora de secar mais uma vez tomo cuidado para que as cerdas fiquem para baixo, evitando de entrar água. Estendo eles sobre uma toalha e espero até que fiquem completamente secos. Os pincéis de cerdas sintéticas secam mais rápido que os de cerdas naturais e os grandes e densos demoram mais do que os pequenos.

É muito importante lembrar de fazer essa lavagem de tempos em tempos, pincel não é uma coisa tão barata, quanto mais a gente cuidar, mais tempo ele vai durar. Como vocês lavam os pincéis de vocês?

Beijos

Uma resposta »

  1. Eu adoro essa dica de lavar com o shampoo funciona super…parabéns pelo blog,um beijo!
    http://www.carolinarezendeoficial.blogspot.com.br

    Curtir

    Responder
  2. Pingback: Maquiagem – Montando um kit básico – Lábios e complementos | Isso, aquilo e tal

  3. Pingback: Cronograma capilar – Shampoo | Isso, aquilo e tal

  4. Pingback: Limpeza rápida de pincéis – DIY | Isso, aquilo e tal

Deixe um comentário