Assinatura RSS

Fotografia – Megapixel

Oi gente,

Segundo post da série de fotografia, se não viu o primeiro, vai lá conferir, depois volta aqui.

Conhecemos um pouco os tipos de câmera, sabemos que existem grandes diferenças de tamanho e preço. Mas além disso, o que mais devo me preocupar na hora de escolher a minha máquina? Muita gente acredita que devemos olhar primeiro a quantidade de megapixels. Então vamos falar sobre isso hoje.

Bom, as imagens digitais são feitas de vários pixels, cada pixel é um pontinho, diversos pontinhos, um do lado do outro, formam a imagem. A quantidade de megapixels de uma câmera são quantos mil pixels cada foto vai ter. Então, na verdade, esse número determina o tamanho da sua foto, máquinas com mais megapixels fazem fotos maiores.

Como hoje em dia a gente acaba vendo quase todas as fotos no computador, esse acaba sendo o maior tamanho que utilizamos, ou vamos ter que rolar a tela pra cima e pra baixo pra ver a foto completa. Aí, a vantagem de muitos megapixels é que podemos recortar um pedaço da imagem e a foto vai continuar com bastante qualidade. Se a foto é pequena (com poucos megapixels), cortamos um pedaço e queremos ver só esse pedaço do tamanho da tela, vamos acabar vendo os pixels da imagem.

Essa próxima foto foi tirada em uma câmera de 7.2MP, veja quanto temos que cortar para conseguir ver os pixels. O detalhe foi retirado do retângulo vermelho marcado na imagem original.

Inhotim - Brumadinho/ MG

Inhotim – Brumadinho/ MG

Detalhe

Detalhe

Mas é bem raro a gente cortar tanto assim uma foto, então a maioria das pessoas não precisa de muitos megapixels. Precisa apenas se você tem o costume de cortar muito suas fotos ou imprimir em tamanhos enormes, fazer pôster, coisas assim.

“Ah, se as fotos são maiores e você pode cortar mais, isso quer dizer que a imagem fica melhor, mais nítida, com mais informações e detalhes.” A princípio sim, mas primeiro que é uma qualidade que você só vai perceber quando imprimir em tamanho bem grande ou cortar um detalhe e ampliar. Segundo que o número de megapixels não é o único fator que influencia nisso. Na verdade, nem é o principal.

Atualmente, no lugar dos filmes, as câmeras têm sensores. O tamanho e a qualidade do sensor são também responsáveis pela qualidade da imagem. Se o sensor não é bom, a imagem não vai ser boa, não importa se são muitos os megapixels. Outra responsável pela qualidade é a lente, lentes ruins não permitem uma imagem boa.

Pra tentar mostrar pra vocês que megapixel não significa muita coisa peguei duas câmeras, a minha Nikon D5100 que é 16.2MP e a sony cybershot DSC-TF1 de 16.1MP, praticamente iguais. Tirei três fotos com o quase mesmo enquadramento e as mesmas configurações (vamos falar dessas configurações mais pra frente). A primeira foto é da Sony, a segunda da Nikon com a lente do kit, a 18-55mm/ f3.5-5.6 e a terceira também com a Nikon, dessa vez com a lente 50mm/ f1.8.

Foto tirada com a câmera Sony Cybershot DSC-TF1

Foto tirada com a câmera Sony Cybershot DSC-TF1

Foto tirada com a câmera Nikon 5100, lente 18-55mm/ f3.5-5.6

Foto tirada com a câmera Nikon 5100, lente 18-55mm/ f3.5-5.6

Foto tirada com a câmera Nikon 5100, lente 50mm/ f1.8

Foto tirada com a câmera Nikon 5100, lente 50mm/ f1.8

Dá pra ver que a qualidade da Sony é pior, certo? Principalmente se vocês repararem nas cores e na nitidez. As duas fotos da Nikon também são diferentes, mas as diferenças são menores. Pra vocês verem melhor, cortei mais ou menos o mesmo pedaço das três fotos. De novo, olhem principalmente a nitidez. Dá pra ver que, mesmo usando a mesma câmera, a lente 50mm tem uma imagem melhor que a 18-55mm. Mantive a ordem anterior, o primeiro detalhe é da Sony, o segundo usando a lente 18-55mm e o último a 50mm.

Detalhe da foto tirada com a câmera Sony Cybershot DSC-TF1

Detalhe da foto tirada com a câmera Sony Cybershot DSC-TF1

Detalhe da foto tirada com a câmera Nikon 5100, lente 18-55mm/ f3.5-5.6

Detalhe da foto tirada com a câmera Nikon 5100, lente 18-55mm/ f3.5-5.6

Detalhe da foto tirada com a câmera Nikon 5100, lente 50mm/ f1.8

Detalhe da foto tirada com a câmera Nikon 5100, lente 50mm/ f1.8

Acho que dá para ver bem que número de megapixels não quer dizer muita coisa, né?

A questão é que o número de megapíxels caiu no gosto do povo, os publicitários perceberam que, quanto maior esse número, mais caro podem cobrar. As pessoas logo querem saber quantos megapixels tem a câmera, como se o número maior determinasse uma foto melhor. Minha primeira câmera digital tinha 7.2 megapixels, foi com ela que tirei a primeira foto do post, do Inhotim e eu tinha muita coisa para reclamar dela, mas nunca senti falta de mais megapixels.

Semana que vem vamos falar sobre zoom.

Beijos

Anúncios

»

  1. Tô adorando os posts de fotografia,Ju!
    Bjos

    Curtir

    Responder
  2. Ju, estou aprendendo um bocado de fotografia com você, mas nem achei a camera da Sony muito ruim não,principalmente considerando que não se pode ajustar nada com ela e também que pesa um décimo da outra. Peso é um parâmetro importante pra velhinhos.
    Beijos

    Curtir

    Responder
    • Oi mãe, sim, até que ela não é ruim pro que é, é bem legal por ser a prova d´água e realmente bem leve. Só quis mostrar que megapixel não é um valor absoluto nem tão importante assim. E se for pra comprar uma levinha, prefiro uma tipo a sua (que eu até coloquei na montagem do primeiro post), pelo menos conseguimos regular as coisas e tira foto em raw.

      Curtir

      Responder
  3. Julia conheci seu blog hoje. Gente que post ótimo, era uma daquelas que comprava câmera pelos megapixel rsrrs. Muito bem explicadinho e super fácil de entender. Achei que ia ser chato de ler por conta do tamanho do post, mas nem senti, quando vi, já tinha terminado. Estou ansiosa pelo post de zoom. Bjs
    http://www.samadarkinte.com/

    Curtir

    Responder
  4. Pingback: Fotografia – Zoom | Isso, aquilo e tal

  5. Pingback: Fotografia – Balanço de brancos | Isso, aquilo e tal

  6. Pingback: Fotografia – Velocidade | Isso, aquilo e tal

  7. Pingback: Fotografia – Abertura – parte 1 | Isso, aquilo e tal

  8. Pingback: Fotografia – Abertura – parte 2 | Isso, aquilo e tal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: